Gabriela Recco
Com o tema “Uma viagem por lugares que se transformam com as narrativas das crianças”, o Centro de Educação Infantil Sons do Verde, em Morro da Fumaça, promoveu a 2ª Mostra Pedagógica no último sábado (29) na sede da instituição. Durante todo o dia, as famílias e a comunidade participaram de um uma viagem cheia de aventuras e descobertas.
“Eles garantiram seus passaportes, apertaram o cinto, e partiram da rua 20 de maio em Morro da Fumaça para Inglaterra, no castelo da Rainha colorida, e, também, para os Estados Unidos onde os principais pontos turísticos foram desbravados pelos tripulantes do Sons do Verde”, brinca a gestora da escola, Raquel de Souza Campos.
Raquel ainda evidencia que ao longo desta viagem, todos acompanharam o protagonismo das crianças, alinhado a escuta atenta das educadoras, no espaço das cirandas, jardim das flores e texturas. “O intuito da Mostra não é uma exposição, mas dar visibilidades as pesquisas, e as propostas realizadas em nosso centro infantil, as quais não se limitam a dar respostas, ou atividades prontas onde todos fazem a mesma coisa”, destaca.
Para a gestora, a Mostra busca instigar as crianças a pensar, a questionar, a tecer suas hipóteses, teorias sobre o mundo, sobre o que está em sua volta. “Como por exemplo como chegar ao castelo da Rainha colorida? As ruas da nossa cidade têm nome? Assim, em cada espaço fomos dando visibilidade ao percurso, ao processo que foi vivenciando pelas crianças e educadoras”, relata.
A 2ª Mostra Pedagógica também deu visibilidade a “Feira Orgânica” que vem sendo realizada no decorrer no ano no espaço para as famílias. “Na feira da Mostra tivemos a parceria da Fazenda Amorada, com alguns alimentos e temperinhos como feijão, ovos, cebolinha, salsinha, alecrim, e não poderia faltar a famosa lavanda”, finaliza Raquel.