Gabriela Recco
Alunos da Escola Bem Me Quer – Apae de Morro da Fumaça, participaram ontem (18) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, em Florianópolis, do 3º Encontro Estadual de Autodefensoria das Apaes de Santa Catarina.
O programa de Autodefensores da Apae fumacense tem como coordenadora local e coordenadora regional a psicóloga, Karina Aparecida Fernandes. “Esse programa é de fundamental importância para as Apaes, mas principalmente para a sociedade, pois é por meio desse que vamos construindo um espaço de discussão e luta pela igualdade de direitos e de respeito mútuo”, coloca a psicóloga.
A Apae de Morro da Fumaça tem como casal Autodefensor, devidamente eleito, os alunos, Edison Alano e Jocenir Martignago. O programa de Autodefensoria iniciou há mais de 20 anos e tem como principal objetivo a busca de direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A cada três anos ocorre em cada Apae uma eleição que escolhe de maneira democrática um casal de alunos para representarem seus colegas e lutarem junto a sociedade a busca de direitos, buscando sempre a autonomia, valorização e quebrando preconceitos.