Catarina Bortolotto / Assessoria de Imprensa
Além de oferecer uma alimentação saudável e rica em nutrientes, os produtos também trazem benefícios para o solo em que são cultivados.
Alinhar uma alimentação saudável, rica em nutrientes e que não prejudique o meio ambiente tem sido o sonho de diversas pessoas ao redor do mundo. Prova disso é o aumento da comercialização de produtos veganos e orgânicos nas prateleiras dos supermercados. Os alimentos que seguem essa linha mais saudável trazem benefícios para quem os consome e para o solo em que são cultivados. Sabe por quê?
Após cinco anos de estudo e análise, uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford no fim do ano passado, comprovou que comidas de origem animal impactam de forma negativa no planeta. É que durante o processo de fabricação, uma quantidade significativa de água é desperdiçada e há aumento considerável na emissão de gases que agravam o efeito estufa.
Cuidado com a natureza
Em contrapartida, alimentos veganos e orgânicos não poluem os solos, uma vez que não utilizam nenhum tipo de produto químico durante o cultivo. Em alguns casos, também acontece a rotação de culturas, fator que intensifica a presença de nutrientes na terra. Dessa maneira, conservam a fertilidade da superfície e não interferem no ecossistema.
Além disso, sem o emprego de qualquer tipo de agrotóxico, acontece a redução da poluição, bem como a preservação da qualidade da água utilizada durante os processos de cultivo, uma vez que o líquido não entrará em contato com os agentes químicos.
Produtos veganos e orgânicos
Desde seu lançamento, em 2014, os alimentos RisoVita sempre foram veganos e hipoalergênicos. Agora, seguindo as fortes tendências do mercado de naturais, a marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos também lançou opções orgânicas de seus produtos. Com isso, os consumidores têm a opção de escolher as bebidas vegetais nos sabores original e coco e a farinha de arroz, sem nenhum aditivo químico artificial.
“Assim, conseguimos dar mais uma alternativa para os nossos clientes dentro dessa categoria, que acreditamos ser o futuro da alimentação. Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar cada vez mais preocupadas com o que estão ingerindo e, consequentemente, com os alimentos que colocam em seus carrinhos no supermercado”, evidencia o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Marcos Paulo Zavaneli.
Sobre a RisoVita
Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.
Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido a crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.
Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.
Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.