Gabriela Recco
A Associação Mãos do Bem é uma entidade fumacense que confecciona fraldas geriátricas para doação. Fundada em junho de 2019, conta com quase 10 voluntários. A presidente Maria Hilta Goulart Maccari explica que além das fraldas a associação também empresta, em forma de comodato, materiais hospitalares e ortopédicos como: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, colchões, muletas, andadores, cama hospitalar, colchões especiais, entre outros materiais, aos pacientes que necessitam.
“A pessoa ou algum familiar do necessitado, entra em contato com a associação fizemos um cadastro e ele usa até quando precisar. Depois tem que ser devolvido. E as fraldas são doadas de acordo com a necessidade, lembrando que as fraldas são uma ajuda, pois não temos como manter o atendimento”, explica Hilta.
A confecção das fraldas é feita pelos voluntários que se revezam no trabalho de produção. “Nos reunimos duas tardes por semana, e sem horário fixo. Tem dias que ficamos até sete horas trabalhando para dar conta da demanda”, conta.
Atualmente o projeto fornece mensalmente em torno de três mil fraldas para 50 a 60 pessoas cadastradas de baixa renda do município, e num total de quase 90 pessoas com os materiais emprestados. Cada pacote contém 50 unidades, nos tamanhos M, G e GG. “Entregamos todos em domicílio. Além de Morro da Fumaça, a Associação Mãos do Bem também entrega nos municípios arredores. Nossa missão é fazer o bem”, destaca a presidente.
Recursos
Para manter o projeto em funcionamento, Hilta conta com doações de amigos, iniciativas públicas e privadas. “Recebemos o recurso do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social da Cermoful/Fates, onde temos muito a agradecer. A associação conseguiu adquirir boa parte do material para fabricar as fraldas no ano passado com esse recurso e compramos os materiais ortopédicos e hospitalares”, afirma.
1º Café Beneficente
A Associação Mãos do Bem está preparando o primeiro Café Beneficente com o objetivo de arrecadar recursos para manter os trabalhos da associação. O evento acontece no dia 5 de junho, no salão paroquial da Igreja Matriz São Roque. São 400 ingressos que estão sendo vendidos ao valor de R$ 30. “Será um evento feito com muito amor, simples, mas bem caprichado. Será um encontro gostoso”, afirma a presidente.
Quem quiser doar algum bolo, salgado ou bebida, pode entrar em contato pelo telefone (48) 9 8844-3980. “Todos nós nos dedicamos com alegria e com amor para ajudar o próximo. Aqui recarregamos nossas energias. No que depender da minha vontade quero dar continuidade neste trabalho até quando eu puder. Jamais vou desistir”, coloca Hilta.
Quem quiser ser voluntário do projeto pode procurar na sede da Associação Mãos do Bem que fica na Rua Tranquilo Pellegrin, 307, centro, antiga sede do Lions Clube. “De braços abertos recebemos novos voluntários que queiram se doar ao trabalho”, finaliza.