GABRIELA RECCO
Era 2h30min da madrugada desta quarta-feira (11) quando os primeiros festeiros e voluntários chegaram para iniciar a produção de sonhos, roscas e pães que serão comercializados a partir desta tarde. A iniciativa abre a programação da 63ª Festa em Honra a São Roque e Nossa Senhora da Glória, padroeiros de Morro da Fumaça.
Por volta das 11h, o pároco da Matriz São Roque, Padre Itamar Mazzucco, resolveu inovar e foi até o Salão Paroquial benzer os quase oito mil sonhos produzidos hoje, além de 250 pães. Todos os presentes participaram deste momento de fé e receberam junto as bênçãos de Deus. A ação será repetida até sábado (14).
“Pela intercessão de São Roque e Nossa Senhora da Glória e as nossas orações pedimos a Jesus a cura das doenças e o fim desta pandemia. Também agradecemos a Deus por essa vacina do Coronavírus, que é um milagre que Deus nos concedeu através da ciência. Ela vem ajudar a amenizar a dor e o sofrimento de toda a humanidade. Que Jesus e Nossa Senhora nos protejam sempre”, abençoou o padre.
Quem foi São Roque?
São Roque é o Santo conhecido por ser protetor contra a peste e demais epidemias. Viveu viveu durante o terrível período da peste negra, na Europa, que teria devastado um terço da população da época. Ele se dedicou a curar e cuidar dos inúmeros doentes, passando pelas aldeias e levando a palavra de Deus para os enfermos.
São Roque morreu na prisão em 16 de agosto de 1327, por ter sido confundido com um espião. De acordo com a lenda, o carcereiro, que era manco de nascença, quando tocou no pé de São Roque para confirmar a sua morte, teria se curado imediatamente e começado a andar normalmente.