Política

Atual legislatura é marcada por representação histórica das mulheres no parlamento fumacense

Atual legislatura é marcada por representação histórica das mulheres no parlamento fumacense
COM INFORMAÇÕES DA CÂMARA DE VEREADORES

Mulheres representam 1/3 na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, sendo a maior representatividade desde 1963.

No Dia Internacional das Mulheres não tem como deixar de citar a representatividade das mulheres na política fumacense. Um exemplo atualmente é a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, que conta com uma participação histórica de mulheres atuando no legislativo. Desde a primeira legislatura, em 1963, o parlamento de Morro da Fumaça conta com o maior número de mulheres eleitas atuando como vereadoras. Simoni Cechinel De Almeida Brina (PP), Jorgia Guglielmi (PSDB) e Silvana de Vasconcelos (MDB) representam um terço entre os legisladores. Elas garantem serem a voz da mulher fumacense na política fumacense.

A vereadora Simoni Cechinel De Almeida Brina (PP) relembra fatos históricos que foram marcados com muita violência, manifestações e mobilização, para que mulheres conquistassem seu lugar, principalmente na política. “Muitas mulheres ainda sofrem preconceitos sociais, psicológicos, salariais e violência em seus lares, a luta é constante e juntas podemos ser mais fortes para combater qualquer tipo de discriminação que venha acontecer”, afirmou a  vereadora.

Além da defesa, o Dia Internacional da Mulher também enaltece a valorização e a importância da representação feminina na sociedade.  “Como vereadora do nosso município observo a importância da mulher na política. A pluralidade de pensamentos, a sensibilidade, disciplina, comprometimento e organização são características feminina fundamentais para o fortalecimento da democracia”, explicou a vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB).

A vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) afirma que não só as mulheres, mas homens também devem se engajar nos movimentos contra a violência e discriminação. “São as mulheres que sentem na pele determinados preconceitos ou dificuldades. E nós devemos estar presentes na proposição de políticas públicas que visam contribuir para a melhoria desse cenário. Mas acredito que é imprescindível também a participação dos homens e mulheres na contribuição e na elaboração dessas políticas, para construir uma cidade melhor, com mais representatividade para todos”, ponderou a vereadora.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral houve recorde de candidaturas femininas em 2020 na disputa pelas prefeituras e câmaras municipais, o total de mulheres eleitas, reeleitas também cresceu, refletindo também nas cidades do interior.  Em Morro da Fumaça o número de mulheres que disputaram uma vaga no legislativo na última eleição aumentou. Foram 19 mulheres candidatas em 2020, contra 13 mulheres em 2016.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo