Gabriela Recco
A Igreja Matriz São Roque, de Morro da Fumaça abre nesta quarta-feira (17) de cinzas o período de Quaresma. Em programação especial durante o dia, acontecem missas de bênção e imposição das cinzas às 6h30, 15h e 19h30. O Pároco, Padre Itamar Mazzuco, esclarece que os horários são uma oportunidade a mais para os fiéis participarem das celebrações obedecendo as regras sanitárias de saúde em virtude da Covid-19.
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. O lema é “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”, (Ef 2,14a). A Quaresma é o período de 40 dias que nos prepara a grande celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus que chamamos de Páscoa.
“Para igreja esse período é marcado pela penitência, pela oração, pelo jejum e, também, pela esmola. Para nós cristãos é um momento muito forte. É um caminho que somos chamados a vivermos a nossa conversão”, explica o padre.
Padre Itamar reforça para que todos façam deste período quaresmal um retiro espiritual. “Que possamos examinar nossa consciência diariamente, fazendo essa pergunta no final de cada dia: no que eu poderia ter sido melhor? Que se refere a oração, ao jejum, a caridade. Nossa convivência com a família, os irmãos que fazem parte do meu dia a dia”, coloca o pároco.
“Nos perguntar também no final de cada dia, onde eu errei, onde falhei, onde poderia ter sido melhor. Assim com certeza eu assumo um compromisso de ser cada dia melhor. E na certeza de que estaremos juntos no caminho da conversão, de santidade, que nos prepara melhor”, acrescenta o padre.
Ele ainda pontua que se de fato vivermos esse caminho de conversão estaremos com certeza preparados para celebrar a paixão, morte e ressureição de Jesus. “Isso é a Sua Páscoa e será futuramente a nossa Páscoa. Que seja um tempo forte, verdadeiro, de oração, de jejum, caridade, penitência, fraternidade e muito diálogo. Que possamos viver bem essa Quaresma para que juntos também celebremos a festa do Senhor que foi a sua passagem para junto de Deus”, finaliza.