A endometriose é uma doença inflamatória e é caracterizada pela presença do endométrio fora do útero, acomete cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e pode surgir desde a menarca até a menopausa, é passível de tratamento e cura, com sintomas que variam desde dismenorreia até infertilidade.
Uma alimentação saudável pode ajudar no combate a endometriose, devem-se priorizar alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, perda de peso (se necessário), saúde intestinal e hepática e controle dos níveis de glicemia e insulina.
O maior consumo de frutas (três porções ao dia), verduras e cereais integrais exercem efeito protetor, com redução no risco de desenvolvimento e possível regressão da doença.
A suplementação com ômega-3 pode retardar o crescimento de implantes endometriais e reduzir a dor e a inflamação.
Carnes vermelhas estão associadas com maiores concentrações de estradiol e sulfato de estrona, e o seu consumo contribui para o aumento dos níveis de esteróis, colaborando para o agravo da doença.
Invista em frutas e verduras, chá verde, spirulina, própolis e fontes de ômega-3 (sardinha, atum, semente de chia, semente de linhaça e óleo de canola).
Diminua o consumo de industrializados, carne vermelha, glúten, soja, bebida alcoólica, embutidos e açúcar.
Procure um profissional nutricionista para realizar o plano alimentar mais adequado para você.