MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Neste período do ano, muitos consumidores saem em busca das melhores condições para a compra dos produtos que desejam ou necessitam. Porém, é necessário ficar atento, principalmente nesta sexta-feira, 27, quando ocorre a Black Friday, dia em que os estabelecimentos oferecem descontos.
O Procon de Morro da Fumaça dá dicas para que o consumidor fumacense não caía em “armadilhas”. A adesão por parte do estabelecimento a Black Friday não é obrigatória, mas se aderir deve deixar de forma visível, clara e objetiva às ofertas aos consumidores. “Nos estabelecimentos em que aderirem a Black Friday, nem todos os produtos devem estar em oferta, mas aqueles em que estão em oferta, devem assegurar informação de forma clara e objetiva. Podem haver anúncios diferenciados em loja física e na internet. Entretanto, a informação deve estar visível e ser clara ao consumidor. Caso contrário, poderá ser exigido o menor preço ofertado”, salienta o coordenador do Procon, Guilherme Henrique.
Ele fala ainda que ao acessar o aplicativo do desconto anunciado, o consumidor deve verificar o preço aplicado antes e durante a Black Friday. “Antes de finalizar a compra, verifique se está sendo aplicada às condições conforme a oferta e o acordado, além disso, todas as informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar visíveis ao consumidor”, comenta.
Dicas do Procon de Morro da Fumaça para a Black Friday:
– A adesão por parte do estabelecimento a Black Friday não é obrigatória. Mas se aderir deve deixar de forma visível, clara e objetiva às ofertas aos consumidores.
– Nos estabelecimentos em que aderirem a Black Friday, nem todos os produtos devem estar em oferta, mas aqueles em que estão em oferta, devem assegurar informação de forma clara e objetiva.
– Podem haver anúncios diferenciados em loja física e na internet. Entretanto, a informação deve estar visível e ser clara ao consumidor. Caso contrário, poderá ser exigido o menor preço ofertado.
– Para verificar se está sendo aplicado o desconto anunciado, verifique o preço aplicado antes e durante a Black Friday.
– Antes de finalizar a sua compra, verifique se está sendo aplicada às condições conforme a oferta e o acordado.
– Todas as informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar visíveis ao consumidor.
– Fique atento(a) aquelas letras pequenas de anúncios e folhetos, pois ali constam informações importantes sobre às condições da oferta.
– Quando o produto for entregue, sempre analise o mesmo para verificar se não há nenhum vício externo e depois realize o teste do mesmo. Em caso de compras presenciais, se possível, realize o teste em loja.
– O não cumprimento ao prazo de entrega faz com que o consumidor possa exercer o seu direito ao cancelamento daquela compra, sem que haja qualquer ônus ao mesmo.
– Se o produto estiver danificado, solicite a empresa o devido reparo do mesmo. No caso de recusa ou de não ser solucionado dentro de 30 dias, o consumidor poderá solicitar um produto novo, o seu dinheiro de volta ou um abatimento proporcional no preço.
– Nas compras de forma virtual ou por telefone, o consumidor tem o prazo de 07 (sete) dias para exercer seu direito de arrependimento da compra. Lembrando que os valores pagos deverão ser ressarcidos ao consumidor(a)
– Para a sua segurança, salve tudo o que venha a comprovar a compra, seja a oferta, o pedido, o comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários, etc.
– Fique atento aquelas ofertas que apresentam preços muito baixos e desconfie da mesma. Principalmente se aparecer em links de internet.
– Em caso das compras pela internet ou mesmo pelo telefone, sempre se certifique que está comprando no site oficial da empresa ou o número de contato seja o oficial daquela empresa. Na internet, constam muitos sites falsos, fique atento.
– Não realize compras pelo impulso. Sempre pesquise preços, confirme as condições e ofertas e desconfie sempre que as informações não forem precisas.