ASSESSORIA CANDIDATO MDB
Candidato assinou compromisso com setor produtivo em reunião com palestra do prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.
Convidado pelo candidato a prefeito de Morro da Fumaça, Dr. Juninho (MDB), em evento com representantes do setor produtivo fumacense, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon (MDB), apontou o diálogo constante como forma de reerguer a economia do município. Entre janeiro de 2017 e setembro de 2020, período de mandato dos atuais prefeitos, Morro da Fumaça assumiu o último lugar entre os municípios da Região Carbonífera no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ranking este liderado por Içara.
Dr. Juninho e Toninho, que assinaram uma carta de compromisso com pautas para a indústria, comércio e serviço, afirmaram que ouvir os representantes de setores e entidades é a primeira missão assim que assumirem o município.
“Vamos tirar Morro da Fumaça do último lugar em empregos na região. Nós vamos reagir com muita força, ouvindo e trabalhando junto com o setor produtivo, seguindo os passos de quem mostrou os resultados positivos, como o prefeito de Içara, o prefeito Clésio Salvaro de Criciúma, os vários prefeitos com resultados positivos que nós procuramos para conversar, para reverter esses números”, disse Dr. Juninho, em evento na noite de segunda-feira (9).
“Nós precisamos refletir sobre o motivo que faz alguns municípios ficarem acima da média, outros na média e outros abaixo da média, considerando que as condições econômicas de inflação, taxa de juros, variação cambial, por exemplo, serem as mesmas para todos”, questionou Murialdo. Logo em seguida, o prefeito de Içara explicou. “Não adianta o prefeito dizer que vai do jeito que ele quiser porque é ele quem sabe, não sabe de nada. Quando a gente não sabe das coisas e admite, tudo bem, mas, quando a gente pensa que sabe, é um caos”, lamentou.
Hoje, Morro da Fumaça ocupa o 84º lugar na economia de Santa Catarina, representando 0,23% do PIB (Produto Interno Bruto) catarinense. Os índices estão em queda. Morro da Fumaça já ocupou o 59º lugar na economia catarinense.
Estratégias para o crescimento de Içara
Murialdo revelou as estratégias aplicadas para o desenvolvimento de Içara nos últimos quatro anos. Entre elas, estímulo à concorrência supermercadista, com a atração de três grandes redes de atacado, redução no preço da energia elétrica, em ação conjunta com a cooperativa, e busca da instalação de empresas que gerem impactos na cadeia produtiva de toda a cidade.
“Nós não demos um terreno para nenhuma empresa. Da porteira para dentro é com o empresário. Mas, da porteira para fora é com a gente. Temos o Ideb mais alto da região, oferecendo escola pública de qualidade. Temos uma rede completa de saúde. Não precisando gastar com escola e com exames, consultas, sobra mais dinheiro para as famílias gastarem na economia da cidade. Com emprego e salário, a cidade não descamba para a violência”, explicou.
Outra orientação foi agilizar a abertura de empresas. “Em, no máximo, 48 horas, o empreendedor sai da prefeitura com o alvará para começar a trabalhar. Os outros documentos necessários, o empresário vai assinando declarações e tem seis meses para apresentar os comprovantes. Nós acreditamos na palavra dele, enquanto isso ele já está faturando”, disse. Com isso, o número de empresas no município subiu de 1.500 para 4.500.
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
Içara: 2.342
Criciúma: 2.134
Siderópolis: 1.350
Urussanga: 731
Orleans: 705
Forquilhinha: 699
Nova Veneza: 350
Lauro Müller: 294
Cocal do Sul: 235
Balneário Rincão: 43
Treviso : -85
Morro da Fumaça: -184
Desde o início do período eleitoral e até a eleição, cada coligação tem direito a uma matéria por dia para publicação sobre a campanha, encontros e outras atividades. O material deve ser encaminhado pela assessoria de cada candidato.