ASSESSORIA UNESC
Atividades virtuais serão realizadas ao longo de toda a semana com foco na preparação para os desafios do segundo semestre letivo.
A semana será de intensos momentos de aprendizados e reflexões para os mais de 700 professores que integram o quadro docente da Unesc. Iniciada nesta segunda-feira (17/8) e com extensa programação até sexta-feira (21/8), a Formação Continuada da Universidade levanta a temática “Os desafios da educação superior pós-pandemia” e conta com atividades voltadas a diferentes assuntos ligados ao tema central. Na noite desta segunda-feira a abertura oficial da ação contou com a palestra da reitora da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Maria Beatriz Balena.
O encerramento do primeiro semestre letivo, marcado pela Formação Continuada, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é momento de avaliações, reflexões e celebração por inúmeros desafios superados graças à união de esforços de toda a comunidade acadêmica em momento tão desafiador. A pandemia, conforme Luciane, reacende a velha discussão sobre a formação docente e a necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem do corpo docente, principalmente nos aspectos de tendências tecnologias e metodologias ativas.
“Muitos especialistas afirmam que alguns pontos precisarão ser revistos sobre a maneira de conceber aprendizagem após todo esse cenário, já que muitos de nós, se não todos, tiveram que se reinventar para apoiar estudantes e familiares no processo de aprendizagem. Com a passagem de todo esse cenário pandêmico, as aulas deverão voltar ao modo presencial, obviamente incorporando a tecnologia para continuar ressignificando o processo de aprendizagem, de modo, então, complementar”, comentou.
De acordo com a reitora, toda a Universidade se debruçou sobre o desafio de como proporcionar outra experiência formativa para o novo semestre para além da que já foi construído, assim como o que seria necessário mudar ou se ampliar na formação do docente para isso. O entendimento sobre o assunto, conforme Luciane, foi de que “a formação docente terá papel central de desmistificar o papel da tecnologia e reconhecer a importância do professor, reiterando a importância dos recursos tecnológicos como meio de aprendizagem, e, portanto, incorporado no nosso cotidiano a partir de então, mas não como o fim”.
Ainda como mensagem ao corpo docente da Universidade que acompanhou a transmissão realizada pela Unesc Tv no YouTube, Luciane reforçou a ideia de que após a retomada de todas as atividades e da superação da pandemia haverá o encontro com uma nova realidade. “O cenário nesse novo tempo que se segue a uma pandemia vai solicitar novas competências e habilidades nas quais, ao meu ver, a autonomia e o protagonismo se tornam ainda mais necessários. Nem os professores e nem os estudantes serão os mesmos. Continuaremos sendo que somos, mas como novas habilidades, competências e novas exigências”, complementou.
Convite para o um novo ciclo com paixão pelo aprendizado
Para a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o balanço do primeiro semestre letivo, atípico e muito desafiador, é positivo. “Finalizamos esse período com êxito. Precisamos fazer uma reinvenção de uma hora para a outra. Passamos do ambiente presencial pelo ambiente digital em pouquíssimo tempo e essa adaptação exigiu esforço da gestão, dos professores e dos estudantes. Diante disso, fizemos constantes movimentos de acompanhamento, de avaliações e de ajustes que nos levaram a uma grande rede de apoio e à possibilidade de condução exitosa dos trabalhos”, comentou.
O convite, conforme Indianara, é para a recarga de energias e o breve retorno para outro semestre desafiador, mas certamente cheio de recompensas. “Temos muita gratidão e admiração pelo trabalho desenvolvido por cada um ao longo desses meses de intenso processo de aprendizagem para todos. Finalizamos esse período com professores engajados, estrutura preparada e protocolos de biossegurança aplicados. Estruturamos a Universidade e tomamos todas as decisões a partir do princípio de cuidado com a vida. Para o próximo desafio contaremos com vocês e os convidamos a novamente encararem com muita paixão pelo movimento de aprendizagem que esse cenário nos proporciona”, destacou.
Formação Continuada planejada nos detalhes
Toda a programação pensada de forma minuciosa para a Formação Continuada dos docentes, conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, vem ao encontro dos resultados da avaliação do ensino de graduação realizada com todos os professores e estudantes da Universidade ao longo do 1º semestre de 2020.
“Com foco na elaboração do plano de ensino, plano de aula, metodologias, recursos e estratégias, avaliação processual e paralela, as atividades dialogarão com as necessidades apresentadas e propõe um novo momento institucional que vislumbra as aulas híbridas, ou seja, o professor preparado para mediação do processo de ensino-aprendizagem tendo a tecnologia como meio, como complemento e facilitadora de novos modos de ensinar e aprender”, explica o diretor.
As ações estão direcionadas, de acordo com Marcelo, em auxiliar os professores para uma atuação pedagógica e estratégica que fortaleça o sucesso acadêmico do estudante. “Os focos serão a empatia e novos formatos pedagógicos e nossos desafios são: recepcionar e ambientar bem o estudante, promover seu engajamento na dinâmica acadêmica, estreitar vínculos, possibilitar a percepção de pertencimento, oferecer uma formação sólida, com conhecimento científico e humano e proporcionar experiências de sucesso”, salientou.
Ainda no evento desta segunda-feira, a Diretoria de Ensino de Graduação apresentou aos professores o Caderno Pedagógico, material que terá lançamento oficial ao final da semana, e que foi preparado para orientar os processos educativos dos professores que atuam no ensino de graduação e tiveram sua atuação modificada com todo o cenário apresentado.
Aprendizado com outras experiências
Em sua fala e na interação com os participantes, a convidada da noite, Maria Beatriz Balena, reitora da Universidade Veiga de Almeida (UVA), compartilhou inúmeras experiências vividas em seu meio acadêmico ao longo de toda a pandemia até a finalização do semestre.
Entre as iniciativas que deram certo, aquelas que precisaram ser aprimoradas e as que jamais voltarão a ser como eram antes da Covid-19, Bia, como é conhecida, destacou a importância do papel da Universidade e suas constantes indagações. “Precisamos estar sempre nos perguntando ‘Onde estou e para onde vou?’. Da mesma forma as Universidades. Se engana quem procura a Universidade achando que ela tem todas as respostas. Uma boa instituição tem boas perguntas, bem formuladas. Um professor que está entendendo o mundo de hoje só tem perguntas e terá cada vez mais”, destacou.
Entre as falas da reitora, muitas alinhadas ao norteamento trazido pela gestão da Unesc, duas questões serão decisivas para o cenário que se apresenta. “Humanizar o ambiente digital é o grande desafio. Isso só vai ser possível com dois elementos muito importante: empatia e afetividade”, explicou.
O evento de abertura da Formação contou ainda com a participação do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; da diretora de Extensão, Cultura e Ações comunitárias, Fernanda Sônego; da coordenadora da Assessoria Pedagógica da diretora de Ensino de Graduação, Daniela Arns; da assessora técnica e pedagógica, Guiomar da Rosa Bortot e dos assessores pedagógicos Thiago Francisco, Paula Tramontin Pavei, Ioná Bez Birolo e Guilherme Alves Elias.