MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Mesmo com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Morro da Fumaça, não deixa de atender os seus frequentadores. Além do atendimento individualizado, agora os profissionais do Caps montarem kits com diversos materiais.
“Como as atividades coletivas permanecem suspensas, nós estamos desenvolvendo formas de manter o acompanhamento dos pacientes. Estamos entregando materiais de artesanato e dinâmicas expressivas para que eles realizem em casa e, que através do telefone, se comunicando e instruindo, vendo os resultados, continuando com as atividades”, enfatiza o coordenador do Caps, Felipe Pedroso.
Ele lembra também que outra iniciativa são as chamadas em grupo com os pacientes que têm acesso ao smartphone. “Buscamos estimular a interação entre eles, tentando diminuir o isolamento. São ações que, além dos atendimentos individuais realizados no Caps, mantêm o serviço funcionando mesmo neste período de barreiras devido ao isolamento social”, completa.
Desde o início da pandemia, o Caps disponibiliza também o Serviço de Escuta que presta auxílio para aquelas pessoas que se sentem angustiadas por uma série de fatores. Ele funciona pelo telefone 3434-2070, das 8h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira. O atendimento emocional é para todos aqueles quem neste momento, estão passando por problemas e aflições, sejam eles quais forem.