Geral

Home office: 5 dicas para você trabalhar bem em casa

Home office: 5 dicas para você trabalhar bem em casa

Desde que o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Brasil, mais empresas têm adotado o home office como forma de conter o avanço da doença e manter sua equipe mais segura. Mas, independente da situação atual, cada vez mais gente tem adotado essa prática. Muitas empresas permitem que os funcionários reservem um dia da semana para trabalhar de casa, por exemplo.

Além da proteção contra o novo coronavírus, trabalhar de casa ajuda a reduzir custos operacionais, como transporte ou alimentação. Passar um dia ou outro longe do escritório também pode ser bom para mudar de ares e relaxar um pouco das pressões do ambiente de trabalho. Além disso, conforme as tecnologias da informação evoluem, menos a gente precisa estar no mesmo local para ter contato com a equipe e desempenhar nossas funções do dia a dia.

A questão é que tem muita gente que não está acostumada com esse modelo de trabalho e pode sentir alguma dificuldade para se adaptar com o home office. Por isso, existem algumas ferramentas e dicas que você pode seguir. A primeira delas é: tenha paciência. Com tantas mudanças acontecendo, é normal que você precise de um tempo para se acostumar. Além dessa, temos mais algumas. Confira:

Tenha uma boa estrutura

Evite, ao máximo, trabalhar deitado na cama ou largado no sofá, com o notebook no colo. O ideal é ter uma escrivaninha, com uma boa cadeira, assim como você tem no seu escritório. Busque montar seu home office em um lugar tranquilo da casa, onde você possa trabalhar com o mínimo possível de interrupções.

Certifique-se, também, de que a sua internet está funcionando bem, pois ela será essencial para você conseguir se comunicar com o resto da equipe. Caso ainda não possua um plano de internet, compare planos aqui:https://portaldeplanos.com.br/net/telefone-net/Se o seu computador pessoal não estiver 100%, confira com a empresa a possibilidade de levar o dispositivo que você usa no escritório para casa.

Mantenha seus hábitos

Não é porque você está trabalhando de casa que vai permanecer 24 horas conectado com o serviço, certo? Então é essencial manter a separação entre profissional e pessoal. Para isso, evite trabalhar de pijama e siga seus rituais diários, como se estivesse indo para o escritório. Se você tem costume de acordar às oito da manhã, tomar um banho de manhã e tomar café, mantenha esse hábito.

Comunique-se com a equipe

Você não precisa estar fisicamente no mesmo lugar para se comunicar com seus colegas e trabalhar em equipe, afinal existem várias ferramentas para isso. Porém, mesmo trabalhando a distância, é importante manter a comunicação.

Antes de iniciar o home office, eleja a ferramenta de comunicação que o time irá utilizar e em quais horários cada um estará disponível. Existem muitos aplicativos pelos quais é possível conversar por texto, áudio ou vídeo, desde o WhatsApp até o Skype, Slack ou Zoom. Uma boa saída é marcar uma reunião diária por videochamada, para que todos estejam cientes do que o time está fazendo.

Outra dica de ouro é manter a organização. Não é porque você não está com seu chefe e ninguém está olhando que você vai deixar de desempenhar suas funções com o mesmo cuidado, certo? Então, faça uma lista de tarefas, com o tempo necessário para cumprir cada uma e procure seguir esse planejamento à risca.

Para terminar, se você está buscando ferramentas que possam auxiliar no seu home office, a gente tem algumas ideias:

Google Docs: muita gente já usa os programas do Google para fazer textos, tabelas e apresentações no lugar dos programas que vêm no computador. Eles têm praticamente as mesmas funções, com a vantagem de que é tudo salvo na internet e várias pessoas podem mexer no mesmo arquivo, ao mesmo tempo.

Trello: Esse é um sistema prático e simples para gerenciar as tarefas do seu time. Você pode separar as tarefas em projetos e acompanhar em qual etapa elas estão, além de selecionar membros da equipe para trabalhar nelas. Outra ferramenta semelhante é o Asana. Vale a pena testar as duas e ver qual funciona melhor para você.

Toggl: Quando estamos apenas em casa, é normal perder a noção do tempo. O Toggl pode ajudar nesse sentido. Você lista suas tarefas nele e vai dando play ou pause conforme trabalha ou para pra descansar. Assim você sabe exatamente quanto tempo precisou em cada uma.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo