MARCIANO BORTOLIN / PMMF
Com a ampliação da equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de Morro da Fumaça, novas atividades passaram a ser desenvolvidas com os usuários do serviço. Somente em 2019, cinco novos profissionais passaram a integrar o centro, viabilizando ações como atividades físicas, o cultivo de uma horta própria, entre outros.
“O enriquecimento da rotina de pessoas que enfrentam transtornos como a depressão e a esquizofrenia é de elevada importância para o tratamento, já que, além de estimular a prática de atividades físicas e a alimentação saudável, as ações fortalecem também os laços entre os participantes”, comenta o coordenador do Caps, Felipe Pedroso.
Além destes trabalhos, uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação está proporcionando que duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça recebam o projeto de música. Uma vez por semana, as escolas Vicente Guollo e Olívio Recco participam a iniciativa que envolve mais de 30 alunos. “O Caps é um órgão muito importante para Morro da Fumaça e aumentar o quadro de profissionais, sempre muito capacitados, melhora ainda mais os serviços”, comenta o secretário de Saúde, Robson Francisconi.
O projeto também se tornou possível após a ampliação do número de profissionais do Caps e envolve alunos de séries e idades diversificadas com ensaios de canto e técnica vocal.