MARCIANO BORTOLIN / FOTO: GABRIELA RECCO
A Defesa Civil de Morro da Fumaça trabalha na verificação dos alagamentos e possíveis estragos ocasionados pelas fortes chuvas registradas na tarde desta sexta-feira, dia 24. Devido a isso, o indicado é que aqueles que puderem não deixem as suas residências. Em caso de problemas, entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 3434-6100 que a Defesa Civil será acionada.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.