Muitas vezes, na hora da necessidade, o paciente não sabe ou fica na dúvida de onde buscar ajuda. Devido a isso, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça esclarece quais os procedimentos devem ser tomados.
O primeiro contato da população com o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser através da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. Elas são consideradas a porta de entrada do cidadão e devem ser acionadas em caso de consultas mediante agendamento ou por pacientes que já chegam com algum sintoma que não seja grave (consulta sem agendamento) como vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da Atenção Básica. “As Unidades Básicas de Saúde não oferecem pronto socorro, que é para tratamentos de emergências, portanto, em caso de um problema grave ou complexo, o paciente é encaminhado ao hospital”, destaca o secretário de saúde Robson Francisconi.
Quando o paciente é examinado em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, o hospital de referência é quem recebe o paciente. A unidade hospitalar funciona 24 horas, sete dias por semana.