Por Morro da Fumaça Notícias
Nos últimos anos, a realidade virtual (RV) deixou de vez os livros de ficção científica para mostrar todo o seu potencial em nosso dia-a-dia. O progresso dessa tecnologia surpreendeu até mesmo os mais céticos e hoje já é possível encontrar diversos usos práticos no cotidiano.
Novos estabelecimentos virtuais e semi-virtuais prometem substituir lojas físicas
Com uma série de fechamentos de lojas físicas, a RV é uma possível solução para os desafios enfrentados pelos varejistas tradicionais e uma estratégia inovadora que as empresas de comércio eletrônico já começaram a experimentar.
Usando a RV, os varejistas podem oferecer tudo aos clientes: desde salas de adaptação virtuais até a capacidade de projetar e personalizar produtos. Já os consumidores virtuais podem entrar nas lojas usando fones de ouvido, no lugar de precisarem estar fisicamente presentes.
Novas startups como a promissora Bold Metrics implantaram a tecnologia de RV para criar “mapas virtuais” dos corpos dos compradores, que permitem que eles experimentem virtualmente roupas em um ambiente 3D.
No Brasil, o Ponto Frio é uma das grandes redes de varejistas que já utilizam a realidade virtual em suas lojas físicas. Esses estabelecimentos usam apenas 15% do espaço e por volta de 20% do estoque das unidades tradicionais da marca e são verdadeiras vitrines enxutas do que a loja oferece.
Apesar de ainda contar apenas com um protótipo, a Deloitte Digital foi além e apresentou um conceito de loja onde é possível visualizar e personalizar um produto.
O consumidor pode passear pela loja virtual virando a cabeça, usar as mãos para girar o item escolhido 360 graus em qualquer direção e até mesmo alterar as suas cores e características.
Treinamento e disputas virtuais são a principal tendência no setor esportivo
No passado, os atletas confiavam em si próprios ou em seus treinadores para visualizar estratégias ou jogadas. Atualmente, a RV já ajuda a tornar essa prática cada vez mais parecida com o jogo de verdade e em alguns casos ela é quase indistinguível da realidade.
A National Basketball Association (NBA) planeja treinar seus árbitros para temporadas futuras somente com o uso da realidade virtual, enquanto a Major League Baseball (MLB) está explorando o uso dessa tecnologia como uma ferramenta de treinamento adicional para seus árbitros.
Além de avançados uniformes da Ralph Lauren que contam com controle de temperatura por celular, a equipe olímpica dos Estados Unidos está investindo na tecnologia de RV para treinar seus atletas de esqui e snowboard para os Jogos de Inverno de 2018.
A tecnologia está sendo utilizada de forma a permitir que os competidores memorizem as pistas em que ocorrerão as provas sem precisar treinar no terreno da competição, algo que pode proporcionar uma vantagem enorme para a equipe americana e permitir o ganho de preciosos segundos.
O poker é outra modalidade que está na vanguarda dos esportes que adotaram essa nova tecnologia. Ele já oferece experiências totalmente imersivas, onde entusiastas de todo o mundo podem disputar partidas em vários locais diferentes do conforto de suas casas.
Marcas utilizam realidade virtual para se aproximar cada vez mais do público
As marcas estão usando cada vez mais campanhas baseadas em RV para imergir os clientes com suas linhas de produtos e interagir com seus públicos de maneira única.
À medida que aumenta a adoção pelos consumidores de headsets, essa tecnologia evoluirá para se tornar cada vez menos uma novidade promocional e mais um canal padrão para marketing e publicidade experiencial.
A Boursin, fabricante e fornecedora de queijos, criou uma experiência de realidade virtual que levou as pessoas para “voar” em uma jornada através de um frigorífico cheio de guloseimas. A ação incluiu até mesmo uma turbina de vento para aumentar o realismo.
A Coca Cola é outra empresa que tem surpreendido com o uso desse tipo de tecnologia, com destaque especial para suas promoções de Natal. Em 2015 ela criou uma experiência de montanha-russa em RV na qual o usuário conduzia o trenó do Pai Natal e em 2017 foi a vez de divertidas latas com realidade aumentada.
Futuro da tecnologia promete
A realidade virtual já é utilizada em diversos setores, existem várias iniciativas atuais que podem fomentar ainda mais seu desenvolvimento e os custos para sua implementação tem diminuído de maneira constante. Tudo isso indica que o futuro da RV é muito promissor e o uso dessa tecnologia deve crescer cada vez mais.