A Polícia Militar de Morro da Fumaça está implantando o programa Rede de Segurança Escolar com objetivo de criar e fortalecer vínculos com a escolas do município. Além disso, o programa aproxima a polícia do ambiente escolar, assessora e dá suporte à comunidade na prevenção e solução de problemas.
“É um projeto que soma ao Proerd. Já visitamos e cadastramos até o momento 20 escolas no município. Estamos finalizando as palestras educativas sobre a Polícia Militar com os alunos dos 8º e 9º anos e ensino médio, e iniciando com os alunos da educação infantil sobre trânsito. Todas as escolas já receberam e colocaram uma placa da Rede de Segurança Escolar”, explica a Soldado Ana Cláudia Ferreira de Campos.
Com a implantação do programa, foi criado um grupo de WhatsApp com representantes das unidades de ensino para comunicação, mas a PM alerta que ele não substitui o 190, que deve ser utilizado em casos de emergência. “Existe uma viatura específica para este programa com dois policiais que, juntamente, com os professores e diretores trabalham na prevenção e solução dos problemas”, acrescenta o Sargento Emerson Miyamoto.
Para a professora Juci Casagrande, o trabalho dos policiais é muito interessante pois dá amparo e segurança. “Qualquer problema é só entrar em contato que eles aparecem aqui. Constantemente os policiais estão visitando as unidades escolares, e os alunos tem contato frequente. É uma parceria que está dando muito certo, e a PM já faz parte do ambiente escolar”, coloca Juci.
Gabriela Recco / Fotos: PM