Saci-pererê, Curupira, Lobisomem, Boitatá, Mula sem cabeça e Boi de Mamão foram alguns dos principais personagens das lendas folclóricas brasileiras apresentadas pelo Centro de Educação Infantil Vanolda Gregório Espindula Pagnan na 1ª Exposição Folclórica. O evento aconteceu na tarde de ontem (29) na sede da escola com a participação dos alunos e professores. A tarde festiva ainda contou com um saboroso café preparado pelas merendeiras e voluntários com as comidas típicas brasileiras.
Entre as danças apresentadas e a exposição montada na sala de aula, os alunos puderam relembrar e conhecer as histórias e lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. “Nosso objetivo era resgatar as brincadeiras, as danças, as músicas antigas que já estão ficando esquecidas nas escolas. Eles fizeram também teatrinhos utilizando materiais antigos”, conta a diretora Maria Delânia Búrigo.
Os pequenos ainda criaram uma colcha de retalhos. “Cada um desenhou nessa colcha, aprendendo assim a importância e o significado dela. A colcha foi costurada junto com eles para mostrar como ela é montada. Além disso também fizeram fuxicos mostrando que cada pedacinho de tecido pode ser utilizado criando algo novo”, destaca.
Uma mesa exposta contou a história da culinária brasileira. “Os alunos conheceram a cultura da comida. O Cuscuz, por exemplo, que eles nunca viram, ou nem imaginam como é feito”, finaliza.
O CEI conta com 150 alunos divididos em sete turmas, entre 3 a 5 anos. A 1ª Exposição Folclórica recebeu a visita da E.E.B.M. Zuleima Búrigo Guglielmi que apresentou duas danças, e no final do dia os pais puderam apreciar os trabalhos realizados.
Gabriela Recco