Os moradores do bairro Maccari, em Morro da Fumaça, aderiram na noite de ontem (22), o projeto “Rede de Vizinhos”, realizado em parceria com a Polícia Militar. Em torno de 65 famílias receberam as placas indicativas do projeto que serão fixadas em todas as casas do bairro.
De acordo com o Sargento Emerson Miyamoto, a iniciativa partiu dos moradores do bairro ao procurarem a Polícia Militar. “Realizamos um breve treinamento onde orientamos sobre estruturas de redes, segurança na transmissão de informações, dicas de segurança pessoal e residencial, além de conhecimentos sobre o uso da arquitetura contra o crime”, destaca.
Ele ainda pontua que foi criado um grupo fechado do aplicativo WhatsApp onde os vizinhos e representantes da Polícia Militar mantém constante interação, garantindo a rápida e eficaz comunicação e mobilização entre as partes.
Morro da Fumaça já conta com mais de 700 residências que aderiram ao projeto Rede de Vizinhos.
O que é?
O Rede de Vizinhos é um programa de policiamento comunitário, que reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Além disso, pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública.
Gabriela Recco / Fotos: PM