ÉMERSON JUSTO / PMMF
Profissionais estiveram nas sinaleiras distribuindo preservativos e orientando a população.
A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realizou uma ação preventiva nas sinaleiras da cidade no início da noite de quinta-feira (16). O objetivo da atuação foi orientar a população sobre os perigos causados por relações sexuais desprotegidas, visando as festividades do Carnaval. Além de instruções, foram entregues informativos e contraceptivos aos passageiros.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback, foram entregues mais de 1,2 mil preservativos masculinos e femininos. “Nós montamos três equipes, que ficaram distribuídas nas sinaleiras. Conforme o sinal ficava vermelho, eram entregues os kits contendo camisinha masculina e feminina, além de lubrificante e informativos. As pessoas ficavam receosas, mas quando viam o profissional uniformizado, recebiam muito bem”, conta.
A secretária do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, Marijane Felippe, ressalta que campanhas como essa são importantes para prevenir o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Atualmente, entre as mais presentes na sociedade estão o HPV, HIV, sífilis, gonorréia, herpes genital e a hepatite B e C.
“É necessário cuidado para evitar o contágio, principalmente em épocas de festas, quando alia bebidas e parceiros desconhecidos. A prevenção é a melhor maneira de se cuidar, e nossa intervenção foi nesse sentido, de orientar as pessoas sobre a importância do uso e fornecer o contraceptivo, caso necessitem. Queremos que a população aproveite o Carnaval consciente dos riscos e mais seguro contra as doenças”, comenta a secretária.
A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça destaca que há distribuição gratuita de preservativos em diversos locais do município, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).