DAIANA CARVALHO / PMMF
Estratégia inicia na próxima semana e visa mobilizar pais e responsáveis para a atualização das carteirinhas de vacinação.
A equipe da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça, a partir de segunda-feira, 16, dará início a uma ação de conferência e atualização das cadernetas de vacinação dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. A mobilização tem como objetivo garantir que os estudantes estejam com as carteirinhas atualizadas e aptos a realizar o processo de matrícula e rematrícula nas unidades escolares.
“As vacinadoras estarão visitando as escolas e os CEIs para verificarem a necessidade de atualização da caderneta de vacinação. Caso o documento esteja em dia, já vamos disponibilizar a declaração de vacina que, obrigatoriamente, deverá ser apresentada no ato da matrícula e rematrícula. No entanto, caso esteja faltando alguma vacina, vamos encaminhar um comunicado na agenda escolar da criança para que compareça a uma sala de vacina do município para regularizar a situação”, explica Saiane Steinback, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
A estratégia, conforme dados do painel de monitoramento da cobertura vacinal no município, tem se mostrado eficiente. Em 2021, Morro da Fumaça alcançou 74,30% dos 95% da meta de vacinação preconizada como ideal pelo Ministério da Saúde. Com a ação de verificação das carteirinhas, realizada a seguir, o município superou o número deficitário e chegou ao índice de 97,95%. “A conferência das carteirinhas se mostrou muito eficaz e precisa ser mantida. Vacinar é um ato de amor e salva vidas, precisamos fortalecer esse conceito”, avalia Saiane.
Saiane alerta que manter as vacinas em dia é fundamental para a garantia de que doenças já extintas no Brasil voltem a ser registradas no país. “Graças à imunização conseguimos erradicar inúmeras doenças e garantir mais saúde à população. A atual queda nos índices de vacinação registrados é alarmante. Corremos o risco de termos a volta de problemas que já haviam sido eliminados. O sarampo, por exemplo, que pode levar a morte da criança, não está erradicado em diversos países, e combinada a queda na imunização, voltou a ser registrado no país”, destaca.
O cronograma de visitas foi enviado às escolas e um comunicado será anexado ao caderno de recados do estudante. Para facilitar a execução do trabalho de verificação, a equipe da Vigilância Epidemiológica solicita que os pais e responsáveis encaminhem à escola a caderneta de vacinação.
A mobilização ocorre em consonância com as disposições do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado que estabelece a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula escolar. Neste sábado, 14, em toda Santa Catarina, inicia a Campanha de Multivacinação para a atualização do calendário vacinal. O “Dia D” de imunização irá ocorrer no dia 21, em todos os municípios catarinenses.