Educação

Unesc inicia atividades de contrapartida do Programa Universidade Gratuita

Unesc inicia atividades de contrapartida do Programa Universidade Gratuita
Assessoria de Imprensa Unesc

Formação de professores da região da Amrec, que começa nesta segunda-feira, faz parte da programação de atividades da Instituição.

A Unesc dará início, nesta segunda-feira (15/7), ao programa de formação para professores da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. A atividade faz parte da contrapartida das Instituições de Ensino que participam do Programa Universidade Gratuita. Além de os estudantes contemplados realizarem sua contrapartida, as Instituições também devem atuar frente à comunidade. Cerca de mil professores participarão dos encontros realizados pela Unesc.

A programação se estenderá até quarta-feira (17/7) com 15 encontros distribuídos em oito cidades da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O evento de abertura ocorrerá às 18h, na AM Master Hall, com a palestra “Seja sua melhor versão”, ministrada pela jornalista Laine Valgas e pelo educador físico Affonso Kulevicz.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a iniciativa de promover programas de formação continuada para profissionais da educação da rede pública estadual reflete o compromisso com a comunidade e a qualidade da educação na região.

“A contrapartida do Programa Universidade Gratuita representa uma oportunidade de fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, impactando diretamente a formação e o desenvolvimento dos educadores que atuam nas escolas da região”, disse.

Segundo Luciane, esses encontros são fundamentais para promover a atualização e o aperfeiçoamento dos professores, capacitando-os com novas metodologias, práticas inclusivas e o uso de tecnologias educacionais.

“Ao investir na formação desses profissionais, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e aos jovens, o que, por sua vez, gera um impacto positivo em toda a comunidade. A Unesc acredita que a educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e a transformação social, e é com esse espírito que continuamos a trabalhar para construir um futuro melhor para todos”, enfatizou a reitora.

“As formações são sempre uma oportunidade de aprender na perspectiva de processo, no sentido de construção e reconstrução do conhecimento, com atitude de reflexão, de autonomia, de diálogo e, principalmente, de coletividade”, complementou a coordenadora da Comissão de Formação Externa da Unesc, Daniela Arns Silveira.

A formação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma.

Programação

Terça-feira (16/7)

Tema: Práticas inclusivas: Transtorno do Espectro Autismo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com a participação de professores do Atendimento Educacional Especializado.

Simultaneamente, em Balneário Rincão, ocorrerá o encontro com a temática “O ensino-aprendizagem por meio de competências e habilidades”, das 13h às 17h, na E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola.

Em Cocal do Sul, professores participarão do encontro com a temática “O planejamento escolar e de atividades de aprendizagem”, das 13h às 17h, no Centro Técnico Coopercocal.

Na cidade de Içara, serão abordados os temas “As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem” e “A cultura digital e as tecnologias educacionais no contexto da educação básica: o que dizem os documentos”, envolvendo cerca de 400 educadores, também das 13h às 17h.

Temas como “Metodologias ativas e efetivas – a questão da cultura digital”, “A cultura digital e as tecnologias educacionais no contexto da educação básica” e “As metodologias de ensino-aprendizagem: ativas, interativas e inclusivas” serão destacados nas cidades de Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, também no período da tarde.

Quarta-feira (17/07)

“Metodologias ativas e efetivas – a questão da cultura digital” – E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola – Balneário Rincão, das 13 às 17h.

O ensino-aprendizagem por meio de competências e habilidades” – Centro Técnico Coopercocal – Auditório Ítalo Rafael Zaccaron, em Cocal do Sul, das 13h às 17h.

As metodologias de ensino-aprendizagem: ativas, interativas e inclusivas – Salão Paroquial de Içara, das 13 às 17h.

A cultura digital e as tecnologias educacionais no contexto da educação básica – E.E.B. Quintino Folharini Dajori, em Içara, das 13 às 17h.

O planejamento escolar e de atividades de aprendizagem – Feira Sítio do Jota, em Morro da Fumaça, das 13 às 17h.

As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem – E.E.B. Auditório Julieta Torres Gonçalves, em Nova Veneza, das 13 às 17h.

As metodologias de ensino-aprendizagem: ativas, interativas e inclusivas – Auditório José do Patrocínio – Siderópolis e Treviso, das 13 às 17h.

Topo