Daiana Carvalho / PMMF
Gratuita, regularização é fundamental para a emissão das certidões de posse e uso dos serviços do cemitério. Túmulos não recadastrados ficarão em posse do município.
A uma semana do término do prazo para o recadastramento dos túmulos no Cemitério Municipal São Roque, em Morro da Fumaça, apenas 39% das sepulturas foram regularizadas. O processo, que é gratuito, teve início no dia 11 de novembro e visa a emissão das certidões de posse, além de facilitar o acesso aos serviços do cemitério. O prazo para a regularização encerra na próxima quarta-feira, 11 de dezembro.
O secretário de Infraestrutura, Natan Felipe, alerta para a importância de não deixar a regularização para o último momento. “Sabemos que muitas famílias precisam buscar documentos com outros parentes ou recorrer ao cartório, por isso, pedimos que a população não deixe para a última hora. O recadastramento é fundamental para garantir a emissão das certidões e o acesso mais eficiente aos serviços do cemitério”, explica.
Atualmente, o Cemitério Municipal São Roque possui cerca de mil sepulturas cadastradas e apenas 389 foram regularizadas. Os túmulos mais antigos, cujos responsáveis não forem localizados, terão seus restos mortais exumados e transferidos para o ossuário do próprio cemitério. Após essa etapa, os lotes serão disponibilizados para novos sepultamentos. Para acompanhar o aumento da demanda, a Prefeitura de Morro da Fumaça já conta com uma área ao lado do cemitério para ampliação do espaço destinado a sepultamentos.
Documentação necessária
Os familiares ou responsáveis pelos túmulos devem se dirigir ao Núcleo Administrativo dos Cemitérios, localizado no Edifício San Valentin, no Centro de Morro da Fumaça, para realizar o recadastramento. É necessário apresentar os seguintes documentos:
Documento de identificação com foto;
Comprovante de endereço;
Certidão de óbito do falecido;
Documentos que comprovem a doação ou concessão do túmulo;
Informações sobre o número e quadra da sepultura ou lote.
Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (48) 3434-6100.