Gabriela Recco
Hoje é um dia muito especial para a senhora Delourdes Machado Alano, moradora do bairro De Costa, em Morro da Fumaça. Com boa saúde ela festeja seus 100 anos de idade. Nascida em Treze de Maio no dia 22 de maio de 1923, Delourdes casou-se duas vezes e teve dez filhos.
“Vim morar em Morro da Fumaça porque meu marido arrumou um emprego aqui. Sempre morei aqui no bairro De Costa. Lembro que só tinha a rua principal na cidade e bem poucas casas”, relembra.
A comemoração do centenário aconteceu ontem com uma missa e logo em seguida, com uma grande festa que reuniu familiares e amigos. “Eu senti muita alegria, bastante prazer. Todo mundo me olhando, me abraçando. Não imaginava chegar nesta idade”, conta. Para os mais jovens, ela deixa um conselho. “Meu conselho é que tenham boa ideia, não fazer loucura. Criar os filhos com alegria, se divertir, passear”, aconselha.
Católica e devota de Nossa Senhora Aparecida, ela segue na sua fé, vivendo lúcida, abençoada por muito amor e começando um novo ciclo de vida. “Deus significa muito para mim. Ele é muito importante. Toda vez que eu vou fazer alguma coisa, eu digo: ‘tomara que Deus me ajude’. Não faço nada sem falar com eles”, pontua.