GABRIELA RECCO
A Igreja Matriz São Roque celebrou nesta manhã a Santa Missa em alusão ao Domingo de Ramos, evento que marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. A celebração teve início com a tradicional procissão de ramos saindo da Prefeitura de Morro da Fumaça, com os fiéis portando ramos de palmeiras e oliveiras, acompanharam o Padre Itamar Mazzucco em um trajeto que simbolizou a entrada de Jesus na cidade santa.
Após a procissão, a missa continuou na igreja, onde foi proclamada a leitura da Paixão de Cristo, conforme o Evangelho de São Mateus. Este momento proporcionou aos presentes uma reflexão profunda sobre o sofrimento e a morte de Jesus, preparando-os espiritualmente para os eventos da Semana Santa.
“A participação ativa da comunidade na celebração do Domingo de Ramos na Paróquia São Roque reforça o compromisso dos fiéis com a vivência dos ensinamentos cristãos e a importância da tradição litúrgica na formação espiritual da comunidade”, destacou o Padre Itamar Mazzucco ao lado dos casais festeiros da Festa em honra a São Roque e Nossa Senhora da Glória. Eles prepararam o tradicional Almoço de Ramos neste domingo, primeiro evento para a comemoração dos padroeiros do município, que acontece em agosto.
Importância do Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos é uma data significativa para a Igreja Católica, pois marca o início da Semana Santa, período dedicado à reflexão sobre os últimos dias de vida de Jesus Cristo. A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando a multidão o aclamou como rei, estendendo ramos de palmeiras e gritando “Hosana nas alturas!”. Este gesto simboliza a aceitação de Jesus como o Messias prometido.
Além disso, o Domingo de Ramos é um convite à reflexão sobre a humildade e o sacrifício de Jesus, que, apesar de ser aclamado como rei, entrou em Jerusalém montado em um jumento, sinalizando sua missão de paz e serviço. A celebração prepara os fiéis para os momentos de dor e glória que se seguirão na Semana Santa, culminando na Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo.
