VANESSA MATIOLA / DAIANA CARVALHO – PMMF
Escolha foi realizada através de uma banca examinadora com a apresentação do plano de gestão escolar, após os servidores interessados se inscreverem para o cargo.
Na manhã desta quinta-feira, 16, os gestores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Morro da Fumaça assinaram o termo de posse e assumiram oficialmente a missão de liderar as unidades escolares do município. O evento marcou mais um avanço no processo de escolha baseado em critérios técnicos e de mérito, garantindo uma gestão escolar qualificada e comprometida com a qualidade da educação no município.
Desde 2023, o município realiza a escolha dos diretores e coordenadores em conformidade com a Lei Federal nº 14.113 que dispõe sobre a gestão democrática no ensino público, definida por meio de critérios técnicos e de mérito. Qualquer servidor da educação, que atenda aos critérios estabelecidos no decreto, pode se inscrever e apresentar o plano de gestão escolar (PGE). O referido plano deverá ser validado por uma banca examinadora composta por sete integrantes, incumbidos de aprovar o documento apresentado. Após a análise, cabe à Administração Municipal selecionar os candidatos.
O Secretário do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Silveira de Jesus, destacou que a implantação de uma gestão escolar eficiente é essencial para garantir a qualidade do ensino e o bom funcionamento da escola. “Uma gestão bem estruturada permite a organização dos processos pedagógicos, administrativos e financeiros, promovendo um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou o secretário em seu discurso na solenidade.
A nova diretora da Escola Professor Agenor Bortolatto, Kétsa Carer Nogaredo, celebrou o momento e renovou o compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar de todos na escola. “Participar deste plano de gestão foi muito importante, pudemos traçar e elencar algumas metas para os próximos quatro anos, tanto na parte pedagógica quanto administrativa e financeira da escola, e tenho certeza de que será um período de muito sucesso”, declara a diretora.
Eduardo Sartor Guollo, prefeito municipal, enalteceu a importância da missão de cada gestora escolar e das respectivas auxiliares de direção ao desempenhar seu papel de liderança junto às comunidades escolares. “O gestor escolar não é apenas um administrador, mas um líder que orienta, motiva e fortalece a comunidade escolar, garantindo um ambiente de aprendizado acolhedor e eficiente”, destaca o prefeito.
O vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin destacou os índices positivos conquistados nos últimos anos na educação e reforçou a confiança na equipe. “Sabemos o quanto evoluímos nesses últimos anos, mérito de uma equipe comprometida e dedicada com a educação fumacense e que com certeza seguirá entregando o seu melhor”, finaliza Pellegrin.
Morro da Fumaça conta com 12 unidades escolares que irão atender aproximadamente 2.900 alunos matriculados na rede. A solenidade de posse ocorreu no auditório do Samae com a presença de autoridades.
Novas gestoras escolares:
Coordenadoras de Centro de Educação Infantil (com função equivalente à de diretor de escola)
- CEI Estação Criança: Vaneide Bressan Nogaredo Cesca
- CEI Luiz Casagrande: Alini Cardoso de Souza
- CEI Honorata Pavei Maccari: Elaine Salvan Baesso Cechinel
- CEI Vanolda Gregório Espíndola Pagnan: Sabrina Maccari Ignácio
- CEI Vereador Narciso Maccari: Lislaine Bertan Pacheco
Diretores escolares:
- Escola Professor Agenor Bortolatto: Kétsa Carer Nogaredo
- Escola Biázio Maragno: Fabiana Maurício Gomes Padoin
- Auxiliar De Direção: Janaina Gabriel Machado Morona
- Escola Zuleima Búrigo Guglielmi: Elaine Cristina Zanatta Saccon
- Escola Maurina de Souza Patrício: Cheila Pacífico
- Escola Olívio Recco: Francine Niero Jacintho
- Auxiliar De Direção: Elen Cristina Soratto
- Escola Pietro Maccari: Carla Liliane Recco Sartor
- Escola Vicente Guollo: Andresa Simão Rufino Kuntz
- Auxiliar De Direção: Animeire Martignago de Lorenzi Cancellier Recco