Vanessa Matiola e Daiana Carvalho – PMMF
O autoatendimento online mais interativo e facilitado ao usuário estão entre as principais mudanças.
A partir desta quarta-feira, 8, o site oficial da Prefeitura de Morro da Fumaça estará de cara nova. A página passou por uma alteração no design gráfico e também por algumas melhorias com o objetivo de oferecer uma navegação mais simplificada para o usuário, além de uma aparência mais leve e moderna. Atualmente, mais de 61 serviços estão disponíveis de forma online, e outros 34 estão no planejamento para serem ofertados de forma digital ainda neste ano. A mudança visa dinamizar o acesso e proporcionar mais transparência nos serviços disponibilizados pela administração.
O destaque do novo projeto gráfico está no autoatendimento que oferece os serviços online, que se tornaram mais interativos e têm cores diferentes para melhor visualização, proporcionando agilidade no acesso pelos usuários. “O site da Prefeitura trouxe muito mais agilidade, transparência nos serviços prestados pela administração e também economia para o município. Desde que foi implementado, em dezembro de 2023, tivemos mais 381 mil acessos e temos a expectativa de duplicar este número até o final de 2025, com essas melhorias que estão sendo implementadas”, destaca o coordenador do departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Martinho.
Entre outras novidades, destaca-se a barra lateral à esquerda para que o usuário possa acessar diretamente as redes sociais da Prefeitura, além das notícias, que agora podem ser facilmente compartilhadas pelo site.
Foi implementado também uma barra final de rodagem que exibirá as fotos dos servidores comissionados com suas respectivas funções, com o objetivo da população conhecer os secretários e coordenadores. As principais demandas no morrodafumaca.atende.net estão pela emissão de guias do IPTU, com mais de 28 mil acessos, extratos do contribuinte com mais de 15 mil, e processos digitais com 11 mil.
O prefeito Eduardo Sartor Guollo destaca a importância de investir em tecnologia para simplificar o acesso da população aos serviços municipais e aumentar a transparência nos processos administrativos. “Buscamos sempre melhorar o atendimento aos munícipes com uma gestão mais eficiente, transparente e com mais praticidade ao fumacense. Investimentos neste setor resultam também em uma redução nas despesas operacionais, com impressão e pessoal”, finaliza.
Site é referência estadual
O site já conquistou alguns prêmios e é referência estadual em eficiência e inovação. O coordenador do departamento de tecnologia, Márcio Martinho, salienta que o site de Morro da Fumaça foi o primeiro município de Santa Catarina a realizar toda demanda dos Recursos Humanos de forma digital. O site também esteve entre os finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, por ser pioneiro na digitalização dos documentos do município e recebeu o reconhecimento em duas categorias: Cidade Empreendedora e Sustentabilidade e Meio Ambiente.
A inovação na digitalização de processos da municipalidade atualmente se tornou referência para outros municípios do estado que têm buscado o setor de tecnologia da informação de Morro da Fumaça para conhecer e aprimorar seus respectivos sites.