Gabriela Recco
Servidores Públicos Municipais de Morro da Fumaça tiveram a oportunidade de participar esta semana do 2º Seminário de Integração promovido pelo Sindsermf. Durante três dias eles acompanharam uma programação repleta de conhecimento e debates. No primeiro dia houve a participação dos candidatos a prefeito, que assinaram um termo de compromisso com diversas demandas.
“Oferecemos uma oportunidade ímpar a todos os servidores públicos municipais de adquirirem conhecimento e debaterem temas importantes para a nossa realidade. Além disso, conseguimos apresentar nossa pauta de reivindicações aos candidatos a prefeito pensando na próxima gestão. Agradecemos a todos que participaram e fizeram parte do sucesso deste seminário”, destaca o presidente do Sindicato, Renato Cechinel.
Educação e assistência social
Na segunda noite, a professora de direito, pesquisadora de políticas públicas para crianças e adolescentes e consultora da UNICEF, Graziela Cristina Luiz Damacena Gabriel, falou diretamente com os profissionais da educação sobre o seu papel na revelação espontânea: quando a criança relata espontaneamente ao profissional uma situação de abuso sexual ou violência física e psicológica, ou ainda quando esse profissional identifica sinais físicos ou alteração do comportamento associado a essas práticas delitivas. Segundo a especialista os professores e demais profissionais da educação devem ter a consciência que fazem parte de um sistema de proteção integral da criança, o que lhe imputa responsabilidades legais.
O Promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, titular em Vitória da Conquista/BA, com atuação voltada a infância e juventude, Dr. Marcos Almeida Coelho trouxe para o debate as experiências de sucesso na implantação da rede de proteção integral da criança e do adolescente em Vitória da Conquista. Ele destacou que as pastas da educação, da assistência social e da saúde, pertencentes a administração pública, devem estar integradas com o Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público e as polícias civis e militar, pois o êxito da política pública de combate ao abuso infantil depende de protocolos claros em que todos estes órgãos atuem coordenadamente.
O psicólogo especialista em neuropsicologia, gestão pública, mestrando em educação e servidor público do CREAS de Morro da Fumaça, Sacha Calabrese Modolon encerrou a noite com uma palestra sobre o atual panorama das políticas públicas desenvolvidas no Município para o combate à violência infantil.
“Foi um seminário bem importante, trouxe vários temas interessantes e a dinâmica foi muito produtiva. Participei dos três dias, e agregou bastante conhecimento, deu um incentivo e valorização de nós profissionais. Atuo há 10 anos como agente comunitária de saúde no Bairro Linha Torrens e esse seminário mostrou que estamos no intuito certo, de sempre querer fazer o bem para a comunidade”, afirma a servidora Daniela Sartor.
Saúde
O terceiro dia do evento foi destinado aos servidores da saúde. O painel on-line contou com a presença da Professora e Farmacêutica, Patrícia de Aguiar do Amaral, e da Professora e Enfermaria, Carine dos Santos Cardoso. Na pauta a relação de pertencimento do profissional com a área da saúde e com a sua equipe na execução da atenção básica. Elas também abordaram o vínculo dos profissionais da saúde com a comunidade em que se encontram inseridos, sendo esse um dos pilares para efetivação da atenção básica.
Ainda houve um painel para tratar do acesso a medicamentos pelos pacientes e a importância de os profissionais da saúde estarem preparados para auxiliar no meio correto de acesso, principalmente, os medicamentos do componente especializado (CEAF) que são fornecidos pelo governo do Estado.