Geral

Sindicato comemora sucesso do 2º Seminário de Integração dos Servidores Públicos

Sindicato comemora sucesso do 2º Seminário de Integração dos Servidores Públicos
Gabriela Recco

Servidores Públicos Municipais de Morro da Fumaça tiveram a oportunidade de participar esta semana do 2º Seminário de Integração promovido pelo Sindsermf. Durante três dias eles acompanharam uma programação repleta de conhecimento e debates. No primeiro dia houve a participação dos candidatos a prefeito, que assinaram um termo de compromisso com diversas demandas.

“Oferecemos uma oportunidade ímpar a todos os servidores públicos municipais de adquirirem conhecimento e debaterem temas importantes para a nossa realidade. Além disso, conseguimos apresentar nossa pauta de reivindicações aos candidatos a prefeito pensando na próxima gestão. Agradecemos a todos que participaram e fizeram parte do sucesso deste seminário”, destaca o presidente do Sindicato, Renato Cechinel.

Educação e assistência social

Na segunda noite, a professora de direito, pesquisadora de políticas públicas para crianças e adolescentes e consultora da UNICEF, Graziela Cristina Luiz Damacena Gabriel, falou diretamente com os profissionais da educação sobre o seu papel na revelação espontânea: quando a criança relata espontaneamente ao profissional uma situação de abuso sexual ou violência física e psicológica, ou ainda quando esse profissional identifica sinais físicos ou alteração do comportamento associado a essas práticas delitivas. Segundo a especialista os professores e demais profissionais da educação devem ter a consciência que fazem parte de um sistema de proteção integral da criança, o que lhe imputa responsabilidades legais.

O Promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, titular em Vitória da Conquista/BA, com atuação voltada a infância e juventude, Dr. Marcos Almeida Coelho trouxe para o debate as experiências de sucesso na implantação da rede de proteção integral da criança e do adolescente em Vitória da Conquista. Ele destacou que as pastas da educação, da assistência social e da saúde, pertencentes a administração pública, devem estar integradas com o Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público e as polícias civis e militar, pois o êxito da política pública de combate ao abuso infantil depende de protocolos claros em que todos estes órgãos atuem coordenadamente.

O psicólogo especialista em neuropsicologia, gestão pública, mestrando em educação e servidor público do CREAS de Morro da Fumaça, Sacha Calabrese Modolon encerrou a noite com uma palestra sobre o atual panorama das políticas públicas desenvolvidas no Município para o combate à violência infantil.

“Foi um seminário bem importante, trouxe vários temas interessantes e a dinâmica foi muito produtiva. Participei dos três dias, e agregou bastante conhecimento, deu um incentivo e valorização de nós profissionais. Atuo há 10 anos como agente comunitária de saúde no Bairro Linha Torrens e esse seminário mostrou que estamos no intuito certo, de sempre querer fazer o bem para a comunidade”, afirma a servidora Daniela Sartor.

Saúde

O terceiro dia do evento foi destinado aos servidores da saúde. O painel on-line contou com a presença da Professora e Farmacêutica, Patrícia de Aguiar do Amaral, e da Professora e Enfermaria, Carine dos Santos Cardoso. Na pauta a relação de pertencimento do profissional com a área da saúde e com a sua equipe na execução da atenção básica. Elas também abordaram o vínculo dos profissionais da saúde com a comunidade em que se encontram inseridos, sendo esse um dos pilares para efetivação da atenção básica.

Ainda houve um painel para tratar do acesso a medicamentos pelos pacientes e a importância de os profissionais da saúde estarem preparados para auxiliar no meio correto de acesso, principalmente, os medicamentos do componente especializado (CEAF) que são fornecidos pelo governo do Estado.

 

Topo