DAIANA CARVALHO / PMMF
Unidades Básicas de Saúde, com sala de vacina, estarão abertas das 8h às 17h.
Com o objetivo de facilitar o acesso da população fumacense à vacina contra a Gripe, profissionais da Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça realizam neste sábado, dia 13, o Dia D de vacinação contra a Influenza.
Durante todo o dia, das 8h às 17h, sete Unidades Básicas de Saúde: Central, Distrito de Estação Cocal, Valsechi, Mina Fluorita, Cohab, Graziela e Naspolini, estarão abertas e ofertando o imunizante. “A vacina é a nossa principal aliada para evitar casos graves de Gripe. Fazemos um apelo para que os fumacenses atendam o nosso chamado. Neste ano as doenças respiratórias chegaram mais cedo e já há municípios com problemas para atender a demanda nos hospitais”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.
A campanha de imunização contra a gripe teve início no dia 25 de março a nível nacional. A mobilização acontece anualmente, conforme recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza. “Considerando todas as faixas etárias, nossa meta é vacinar 7 mil pessoas. Solicitamos que o público alvo observe a importância de estar imunizado e que compareça aos postos. É importante reforçar que o interessado deve ter em mãos a carteirinha de vacinação e um cartão do SUS ou CPF”, detalha a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.
Além do Dia D, a Saúde fumacense também vem executando outras ações para facilitar o acesso às vacinas. Nas quartas-feiras, uma vacinadora oferta atendimento com horário estendido, até as 20h, na UBS Central. Somada a essa estratégia, as vacinadoras do município têm realizado visitas programadas nos bairros mais distantes e nos Centros de Educação Infantil (CEIs).
Saiba quais são os grupos prioritários a serem vacinados:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhador da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.