Saúde

Saúde de Morro da Fumaça atualiza práticas para encaminhamento de pacientes para psicoterapia

Saúde de Morro da Fumaça atualiza práticas para encaminhamento de pacientes para psicoterapia
DAIANA CARVALHO / PMMF

Mediante alta demanda por atendimento, diretriz visa qualificar o acesso e otimizar a oferta de psicoterapia a pacientes que mais necessitam.

No decorrer desta semana a equipe de psicologia da Rede Municipal de Saúde de Morro da Fumaça esteve reunida para discutir a estratégia de atendimento voltado à saúde mental ofertado à população fumacense. Durante os encontros, os profissionais realizaram a revisão de ações de trabalho e atualizaram o protocolo de encaminhamento de pacientes para psicoterapia.

Conforme o psicólogo, Felipe Pedroso, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), as diretrizes irão qualificar o acesso da população ao atendimento de psicoterapia. “Buscamos, com isso, garantir o acesso aos casos que mais necessitam de psicoterapia. Como são os médicos da Atenção Primária, que fazem os encaminhamentos para a psicoterapia e estes vão para a aprovação da regulação, precisamos adotar um atendimento padronizado para que os pacientes sejam atendidos de acordo com a urgência de cada caso”, explica.

O protocolo estabelece critérios para elencar quais os tipos de casos precisam ser priorizados. “Com base na alta demanda e a necessidade de oferecermos o melhor atendimento possível, listamos aspectos que precisam ser observados e que serão decisivos para os encaminhamentos de urgência e para a classificação daqueles que podem receber o atendimento dos profissionais da atenção básica, enquanto aguardam na fila de espera”, esclarece Pedroso.

A padronização de protocolos, de acordo com a secretária de Saúde, Marijane Felippe, desempenha um papel essencial na garantia de que os pacientes recebam atendimento qualificado em todos os níveis do sistema de saúde. “Dessa forma, conseguimos estabelecer que todos os profissionais sigam as mesmas diretrizes e procedimentos. Isso promove consistência no tratamento e na prestação de cuidados, com isso, trabalhamos com mais segurança e eficácia visando os melhores resultados para o paciente. Também é válido destacar que, neste mês, estamos contratando mais uma psicóloga para conseguir ampliar o número de pacientes atendidos no município”, pontua.

Realizado no auditório do Samae, o evento contou com a participação dos médicos e enfermeiros que atuam no atendimento da Atenção Primária.

Topo