Geral

Revisão da demarcação da linha da APA da Baleia Franca avança

Revisão da demarcação da linha da APA da Baleia Franca avança
Gabriela Recco

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) esteve nesta terça-feira (11) em audiência com o advogado-geral da União (AGU), Jorge Rodrigo Araújo Messias. O encontro contou com a presença do senador Esperidião Amin, e dos prefeitos de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, e de Laguna, Preto Crippa, respectivamente. Foram entregues as 10 mil assinaturas de um documento abaixo-assinado que pretende proteger mais de 50 mil famílias que serão afetadas diretamente pela APA da Baleia Franca.

“Hoje foi um dia de grande conquista para a luta pela revisão da demarcação da APA da Baleia Franca. Na próxima semana, teremos uma reunião técnica crucial com a procuradora-geral da República, Dra. Mariana, e a Dra. Natália, Diretora do Instituto de Regularização Fundiária de Santa Catarina, para aprofundar a análise do caso”, explicou Geovânia de Sá logo após o encontro.

“Além disso, uma visita técnica será realizada nas áreas impactadas, com a participação do ICMBio, e do procurador do Ministério Público. Essa etapa será fundamental para evidenciar os impactos e reforçar a necessidade de revisão da demarcação”, acrescentou a deputada federal.

“Reafirmamos nosso compromisso com todos moradores e veranistas, especialmente, os de Morro da Fumaça. A audiência de hoje foi muito importante para que pudéssemos ter um caminho a seguir e buscar a reversão do impacto que a APA da Baleia Franca vai trazer para milhares de famílias. Vamos continuar acompanhando o assunto com atenção e responsabilidade”, destacou o prefeito Eduardo Guollo.

Lideranças da comunidade continuam uma mobilização por meio de um abaixo-assinado que solicita a revisão do Plano de Manejo e a redefinição da Linha Vermelha. O documento continua disponível para adesão da população no link: https://bit.ly/abaixoassinadoapa.

Topo