Meio Ambiente

Reciclagem e sustentabilidade são aliadas no desenvolvimento e futuro da sociedade

Reciclagem e sustentabilidade são aliadas no desenvolvimento e futuro da sociedade
GABRIELA RECCO / COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL – FOTO: PEXELS

No Brasil, 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).

Em Morro da Fumaça, o desafio é aumentar a conscientização da população para melhorar os índices de materiais que vão para reciclagem. Dados recentes apontam que de todo lixo produzido no município, apenas 3,5% são reciclados, mas o percentual de materiais recicláveis que vão para o lixo comum ultrapassa 40%.

“Nós só por existirmos no mundo geramos impactos ambientais. Quanto mais consumimos mais resíduos nós geramos. Nós estamos usando muito o planeta e não estamos devolvendo num tempo que ele consiga regenerar. O que podemos fazer é pegar esse recurso extraído uma vez que tem possibilidade de reciclagem e voltar para a cadeia produtiva. Evitar lixões ou descarte inadequado, porque esses materiais em contato com o meio ambiente poluem solo, água e ar”, explica a presidente da Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), Silvia Roseng.

A reciclagem desempenha papel fundamental em diversos aspectos importantes para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Além disso, é crucial na promoção da sustentabilidade para as gerações futuras. Os benefícios da reciclagem vão desde a conservação de recursos naturais, redução do desperdício e da poluição, economia de energia, criação de empregos e estímulo econômico, redução da pressão sobre os aterros sanitários e consciência ambiental.

Selo Carbon Free

No contexto empresarial, a sustentabilidade ambiental também se tornou uma prioridade, com muitas empresas adotando práticas sustentáveis em suas operações para reduzir seu impacto ambiental e atender às expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente.

A Agapé, terceirização de cosméticos e suplementos alimentares, de Morro da Fumaça, recebeu no primeiro trimestre desde ano o Selo Carbon Free. É uma certificação ambiental que empresas podem estar aderindo e que visa neutralizar as emissões de carbono na atmosfera.

“A Agapé além de realizar ações para redução destes gases, como por exemplo compra de energia elétrica renovável para 100% de sua operação, também está no mercado de crédito de carbono, onde garantimos que as emissões realizadas por nossa empresa sejam compensadas através da manutenção de áreas de floresta”, destaca o CEO da empresa, Glauber Recco.

Selo verde e sustentabilidade

O objetivo final da sustentabilidade ambiental é garantir que possamos continuar a prosperar como sociedade sem esgotar os recursos naturais essenciais para nossa sobrevivência e bem-estar. Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento é o objetivo de todas as ações de sustentabilidade na Palma Sul Soluções em Embalagens, de Morro da Fumaça. A empresa foi a primeira a receber Selo Verde entregue pela Fundação do Meio Ambiente (Fumaf) ainda em 2022.

Toda a manutenção do ecossistema é feita de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas na produção que sejam realistas e não onerem a produção. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

“Na empresa, sustentabilidade não é apenas uma palavra moderna. Ser sustentável é utilizar matérias-primas recicláveis e de origem reciclada, dispor de processos produtivos e de controles que garantem a mitigação dos danos ao meio ambiente. Você garante ao seu produto embalagens bonitas, modernas e resistentes, com o valor de sustentabilidade agregado para sua marca”, afirma o proprietário Antônio Augusto de Assis Batista.

Topo