Geral

Projeto Sanitarista Júnior capacita mais 48 alunos da Rede Municipal de Ensino fumacense

Projeto Sanitarista Júnior capacita mais 48 alunos da Rede Municipal de Ensino fumacense
DAIANA CARVALHO / PMMF

Neste ano, a iniciativa contemplou alunos dos oitavos anos da Escola Olívio Recco.

Por meio de parceria estabelecida entre a Secretaria de Educação fumacense com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), 48 educandos dos oitavos anos da Escola Olívio Recco concluíram a formação oportunizada por meio do Projeto Sanitarista Júnior.  Os certificados de conclusão foram entregues na manhã desta sexta-feira, 29, em cerimônia realizada no Centro de Eventos Rosa Morena.

O Projeto Sanitarista Júnior tem como objetivo principal a formação de estudantes conscientes da importância da defesa agropecuária, garantindo a segurança alimentar, a preservação ambiental e o fortalecimento da agropecuária no estado de Santa Catarina. No decorrer do ano, os alunos participaram de atividades práticas e teóricas que abordaram temas como a defesa sanitária animal e vegetal, o bem-estar animal, o controle de doenças em bovinos, suínos, aves, equinos e até mesmo a sanidade de abelhas e animais aquáticos.

“Oportunizar esse aprendizado é de extrema importância, considerando que a partir dessa experiência estamos formando cidadãos conscientes sobre a defesa agropecuária, a segurança alimentar e a preservação ambiental. Além de integrar o saber acadêmico com a realidade do campo, proporciona uma visão crítica sobre a agropecuária e seu impacto no bem-estar social e econômico de Santa Catarina”, pontua a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

Durante a formação, também foram discutidos tópicos como a produção orgânica de alimentos, a fiscalização do trânsito de vegetais e animais. “Por meio desse projeto, conseguimos facilitar o aprendizado fora da sala de aula. Neste ano, por exemplo, os educandos tiveram a oportunidade de visitar e visualizar os procedimentos sanitários em duas saídas de campo. Uma na Feira Agroponte e outra na empresa Laticínios Cizeski, em Linha Torrens”, detalha o técnico agrícola, Antônio de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento do projeto no município.

Este é o segundo ano de projeto no município e já beneficiou cerca de 50 alunos. Em todo o Estado, 2.700 escolas são beneficiadas por meio da iniciativa. Além das autoridades destacadas acima, a cerimônia de entrega dos certificados, também, contou com a presença do prefeito, Agenor Coral, do coordenador regional do projeto, João Natalino, e do médico veterinário especialista em defesa sanitária animal, Giancarlo Canever.

Topo