Geral

Programação de Dia Mundial da Água envolve mais de 260 alunos em Morro da Fumaça

Programação de Dia Mundial da Água envolve mais de 260 alunos em Morro da Fumaça
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Estudantes de sete escolas do município visitaram a Estação de Tratamento de Água do Distrito de Estação Cocal durante esta semana.

A programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22 de março, teve grande adesão em Morro da Fumaça, com resultados positivos para a conscientização ambiental. Promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), a semana de atividades envolveu 14 turmas de quintos anos das escolas municipais, que participaram de apresentações educativas e visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Distrito de Estação Cocal.

“A educação ambiental sobre a água contribui para o desenvolvimento de um senso de coletividade e solidariedade, já que o acesso à água limpa e segura é um direito de todos, e sua preservação depende da ação de todos. Ao ensinar as crianças a cuidar da água, não estamos apenas protegendo o meio ambiente, mas também promovendo valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente”, afirma o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.

Durante os cinco dias de atividades, mais de 260 estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da água, como ela é captada, tratada e distribuída, e o papel de cada um na preservação desse recurso tão valioso. O diretor do Samae, Natan Felipe Souza, destacou a importância dessa iniciativa para o futuro da cidade e do planeta. “Educar as crianças desde cedo sobre o uso responsável da água é essencial. Elas são o futuro, e ao ensiná-las a valorizar esse recurso, estamos formando cidadãos conscientes e preparados para adotar práticas sustentáveis no dia a dia”.

A diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, também ressaltou os impactos da programação. “Durante a semana, abordamos temas sobre o uso e a preservação dos recursos naturais, alertando para os perigos da poluição e do desperdício. As ações visam instruir as crianças para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e com a proteção ambiental, cuidando não apenas da água, mas também do meio ambiente de forma integral”.

As visitas guiadas à ETA foram realizadas de segunda a sexta-feira, com a participação ativa de alunos das Escolas Zuleima Búrigo Guglielmi, Professor Agenor Bortolatto, Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari, Vicente Guollo e Biázio Maragno.

Topo