FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Estudantes de sete escolas do município visitaram a Estação de Tratamento de Água do Distrito de Estação Cocal durante esta semana.
A programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22 de março, teve grande adesão em Morro da Fumaça, com resultados positivos para a conscientização ambiental. Promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), a semana de atividades envolveu 14 turmas de quintos anos das escolas municipais, que participaram de apresentações educativas e visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Distrito de Estação Cocal.
“A educação ambiental sobre a água contribui para o desenvolvimento de um senso de coletividade e solidariedade, já que o acesso à água limpa e segura é um direito de todos, e sua preservação depende da ação de todos. Ao ensinar as crianças a cuidar da água, não estamos apenas protegendo o meio ambiente, mas também promovendo valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente”, afirma o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
Durante os cinco dias de atividades, mais de 260 estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da água, como ela é captada, tratada e distribuída, e o papel de cada um na preservação desse recurso tão valioso. O diretor do Samae, Natan Felipe Souza, destacou a importância dessa iniciativa para o futuro da cidade e do planeta. “Educar as crianças desde cedo sobre o uso responsável da água é essencial. Elas são o futuro, e ao ensiná-las a valorizar esse recurso, estamos formando cidadãos conscientes e preparados para adotar práticas sustentáveis no dia a dia”.
A diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, também ressaltou os impactos da programação. “Durante a semana, abordamos temas sobre o uso e a preservação dos recursos naturais, alertando para os perigos da poluição e do desperdício. As ações visam instruir as crianças para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e com a proteção ambiental, cuidando não apenas da água, mas também do meio ambiente de forma integral”.
As visitas guiadas à ETA foram realizadas de segunda a sexta-feira, com a participação ativa de alunos das Escolas Zuleima Búrigo Guglielmi, Professor Agenor Bortolatto, Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari, Vicente Guollo e Biázio Maragno.
