Daiana Carvalho / PMMF
Iniciativa integra o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças na idade certa.
Com o objetivo de continuar aprimorando o processo de aprendizagem e alfabetização nas escolas do município, aproximadamente 45 educadores da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça estiveram reunidos nesta sexta-feira, 1º de novembro, no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para participar de uma formação sobre a promoção da equidade educacional com foco na alfabetização.
“A alfabetização é a base essencial para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, sendo a etapa em que se formam os alicerces para o aprendizado ao longo da vida. Ao destacar os esforços de nossos educadores, que dedicam criatividade, empenho e competência no desenvolvimento de práticas inovadoras, buscamos não apenas estimular a excelência em sala de aula, mas também fortalecer o compromisso do município com uma educação de qualidade”, destaca a coordenadora pedagógica, Valdete Guollo Salvan.
A capacitação integra o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, idealizado pelo Governo Federal, que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças na idade certa. Durante o encontro, a facilitadora Vanessa Raupp, que é Psicopedagoga clínica e institucional, Psicomotricista e Credenciada internacionalmente como RBT Technician em análise do comportamento, trouxe diversas contribuições sobre ferramentas de alfabetização.
“A palestra tem como tema central alfabetizar alunos com diagnóstico de deficiência: a alfabetização na prática, a função social do ler e escrever, e abordar métodos de alfabetização e consciência fonológica”, detalha a profissional.
Durante o evento, também foi entregue aos professores um certificado de reconhecimento pelas boas práticas e resultados de aprendizagem na alfabetização. “A Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça entende que reconhecer e valorizar as boas práticas na alfabetização é um compromisso essencial para promover o desenvolvimento educacional de qualidade. Esse compromisso se traduz em apoiar metodologias inovadoras, capacitar continuamente os educadores e incentivar estratégias que respeitem o ritmo de aprendizagem de cada criança”, pontua a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.