A prefeitura de Morro da Fumaça apresentou no início da tarde desta quinta-feira (2) como vai funcionar o sistema de monitoramento na cidade. O policial civil Evandro Rodrigues, responsável pela delegacia de Cocal do Sul, fez uma explanação geral desde a instalação das câmeras até o acompanhamento por parte das autoridades e da população.
De acordo com o prefeito Agenor Coral, o Noi (PP), a intenção é adquirir com recursos próprios 30 câmeras neste primeiro momento. “Vamos instalar em cada entrada e saída da cidade. Esse sistema vai tranquilizar a população, e coibir a ação dos criminosos. Dependemos agora apenas da parte burocrática da licitação para colocar em prática”, explica.
O projeto foi apresentado pela manhã para os vereadores, e a tarde para entidades organizadas, e polícias civil e militar. O custo para instalação é de aproximadamente R$ 150 mil. “Esse é um começo e a intenção é ir avançando. O sistema não tem limite para acrescentar câmeras e também vamos procurar apoio da iniciativa privada”, comenta o vice-prefeito Eduardo Guollo.
Os locais que vão receber as câmeras já estão previamente definidos. A intenção é de que a população tenha acesso, ao menos, aos equipamentos próximos a sua residência. Em Cocal do Sul o monitoramento diminuiu consideravelmente o número de furtos e roubos, e contribuiu na resolutividade dos crimes, já que as imagens ficam armazenadas por sete dias.