Segurança

Polícia Civil trabalha para identificar autores de furtos em Morro da Fumaça

Polícia Civil trabalha para identificar autores de furtos em Morro da Fumaça
Gabriela Recco

Os moradores de Morro da Fumaça têm presenciado furtos rotineiros nas últimas semanas. Desde empresas, escolas, residências, os bandidos estão tirando o sossego dos fumacenses. Embora muitos casos não cheguem ao conhecimento das polícias, a maioria tem registrado Boletim de Ocorrência e isso contribui nos casos de investigação.

“Geralmente nessa época, dezembro e janeiro, tendo em vista que muitas pessoas vão para as praias e deixam as casas/empresas fechadas, há um aumento dos furtos. Conforme visto nos últimos anos, a partir do mês de fevereiro os índices voltam a baixar. Os autores visam locais fáceis de furtar. Pela análise dos boletins de dezembro e janeiro, ocorreram furtos em empresas, estabelecimentos comerciais e residências”, explica a agente de polícia, Luiza Brunato Weber, responsável pelo expediente da delegacia de Morro da Fumaça.

Ela antecipa que a Polícia Civil tem realizado um trabalho minucioso para identificar os autores dos crimes, mas a dificuldade de provas concretas atrasa o serviço. “Muitos locais não há sistema de monitoramento e testemunhas, o que dificulta a investigação. O baixo efetivo de policiais também é um problema”, acrescenta Luiza.

A policial civil aponta formas para que os moradores possam melhorar a segurança nas residências e dificultar a ação dos criminosos. “O primeiro passo seria dificultar o acesso dos autores, seja colocando grades ou cadeados em portas e janelas. Muito importante também é colocar câmeras de boa resolução e alarmes. Atualmente há diversas câmeras com preços acessíveis e de fácil instalação. Terceiro passo é conversar com os vizinhos e se ver algo ou ouvir barulhos suspeitos, acionar o 190. Em muitos casos vizinhos observam os furtos ou escutam barulhos, mas nada fazem”, coloca.

Cada morador pode ajudar na elucidação dos crimes de furto com informação que possam auxiliar a polícia. “É possível realizar denúncia, podendo ser anônima, pelos números Disque Denúncia 181 e whatsapp/telegram 48 98844-0011. Também é possível acessar pelo site da PCSC: https://denuncias.pc.sc.gov.br/#/ e há o whatsapp da Delegacia de Morro da Fumaça: 48 3403-1262”, ressalta.

“Em caso de sua casa/comércio ser furtado, a orientação é não tocar em nada, preservando o local do crime. Acionar o 190 ou procurar a Delegacia de Polícia para registro da ocorrência, verificando a possibilidade de realização de perícia”, finaliza Luiza.

Topo