Gabriela Recco
Os moradores de Morro da Fumaça têm presenciado furtos rotineiros nas últimas semanas. Desde empresas, escolas, residências, os bandidos estão tirando o sossego dos fumacenses. Embora muitos casos não cheguem ao conhecimento das polícias, a maioria tem registrado Boletim de Ocorrência e isso contribui nos casos de investigação.
“Geralmente nessa época, dezembro e janeiro, tendo em vista que muitas pessoas vão para as praias e deixam as casas/empresas fechadas, há um aumento dos furtos. Conforme visto nos últimos anos, a partir do mês de fevereiro os índices voltam a baixar. Os autores visam locais fáceis de furtar. Pela análise dos boletins de dezembro e janeiro, ocorreram furtos em empresas, estabelecimentos comerciais e residências”, explica a agente de polícia, Luiza Brunato Weber, responsável pelo expediente da delegacia de Morro da Fumaça.
Ela antecipa que a Polícia Civil tem realizado um trabalho minucioso para identificar os autores dos crimes, mas a dificuldade de provas concretas atrasa o serviço. “Muitos locais não há sistema de monitoramento e testemunhas, o que dificulta a investigação. O baixo efetivo de policiais também é um problema”, acrescenta Luiza.
A policial civil aponta formas para que os moradores possam melhorar a segurança nas residências e dificultar a ação dos criminosos. “O primeiro passo seria dificultar o acesso dos autores, seja colocando grades ou cadeados em portas e janelas. Muito importante também é colocar câmeras de boa resolução e alarmes. Atualmente há diversas câmeras com preços acessíveis e de fácil instalação. Terceiro passo é conversar com os vizinhos e se ver algo ou ouvir barulhos suspeitos, acionar o 190. Em muitos casos vizinhos observam os furtos ou escutam barulhos, mas nada fazem”, coloca.
Cada morador pode ajudar na elucidação dos crimes de furto com informação que possam auxiliar a polícia. “É possível realizar denúncia, podendo ser anônima, pelos números Disque Denúncia 181 e whatsapp/telegram 48 98844-0011. Também é possível acessar pelo site da PCSC: https://denuncias.pc.sc.gov.br/#/ e há o whatsapp da Delegacia de Morro da Fumaça: 48 3403-1262”, ressalta.
“Em caso de sua casa/comércio ser furtado, a orientação é não tocar em nada, preservando o local do crime. Acionar o 190 ou procurar a Delegacia de Polícia para registro da ocorrência, verificando a possibilidade de realização de perícia”, finaliza Luiza.
