Geral

Pesquisadores de Morro da Fumaça fazem imersão na Europa

Pesquisadores de Morro da Fumaça fazem imersão na Europa
Gabriela Recco

No último mês os pesquisadores fumacenses Alexandre Zaccaron e Emily Saviatto, do GP Valor-EC/UNESC, coordenados pelo prof. Dr. Fabiano Raupp-Pereira e o pesquisador Vitor Nandi do Certec/UNESC, estiveram em uma missão internacional, passando por Portugal e Itália. Eles visitaram universidades, institutos, laboratórios, empresas e feiras para estreitamento de relações com pesquisadores europeus, com intuito de fortalecer o projeto do APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça.

O primeiro destino foi em Portugal, na cidade de Viana do Castelo, onde visitaram o Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC, sendo recepcionados pelos professores Manuel Ribeiro e Élia Fernandes, para conhecer o campus, estrutura dos laboratórios e conversar sobre os projetos em andamento. A comitiva ainda se reuniu com o setor de internacionalização, para debater o projeto de dupla titulação que está sendo realizado com o IPVC e a Unesc. Por fim, ocorreu um encontro com o presidente do Instituto, Carlos Rodrigues, para debater ações parceiras entre as instituições.

Na cidade de Oliveira do Bairro, o grupo fez uma visita a Metalcértima, empresa metalúrgica que produz equipamentos a indústria cerâmica e, também, a Solcer – Empresa Cerâmica, S.A., para conhecer o processo cerâmico europeu para produção de cerâmica estrutural.

“Também fomos recepcionados na Universidade do Minho, em Guimarães pelos professores Aires Camões e Carlos Jesus, do departamento de Construção Civil. Na visita, conhecemos toda a estrutura da universidade, além do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR). O último compromisso foi em Aveiro, com o Professor João Labrincha, que apresentou toda a estrutura do Departamento de Materiais e dos demais departamentos da Universidade de Aveiro”, destaca Alexandre Zaccaron.

Posteriormente o grupo de deslocou até a Itália, onde participou da CERSAIE – International Exhibition of Ceramic Tile and Bathroom Furnishings em Bologna e da Tecna – International Exhibition of Technologies and Supplies for Surfaces em Rimini, observando o que há de mais novo no setor cerâmico, desde produtos até matérias primas e tecnologias de processamento.

Ainda na Itália, o compromisso foi na cidade de Faenza, no CNR-ISSMC Istituto di Scienza, Tecnologia e Sostenibilitá per lo sviluppo dei Materiali Ceramici, com o pesquisador Michele Dondi, que apresentou toda a estrutura do instituto e pode trocar algumas experiências com o projeto de diagnóstico do setor de cerâmica vermelha da região de Morro da Fumaça.

Dondi também conduziu o grupo para conhecer Analisi di prodotto, certificazione e ricerca (Certimac) do Laboratori di Ricerca di Faenza (ENEA), onde pode-se observar o processo de caracterização de materiais da cadeia produtiva do setor da construção civil italiana.

Topo