A missa de bênção e imposição das cinzas realizada na tarde desta quarta-feira (1) na Igreja Matriz São Roque, em Morro da Fumaça, abriu o período quaresmal dos católicos. Os Padres Itamar Mazucco e Carlos Wecki fizeram a celebração. Nesta noite, a partir das 19h30min, eles se dividem para rezar nova missa na Matriz e também no Bairro Jussara.
A cerimônia litúrgica recorda o ensinamento bíblico que diz: “Porque tu és pó e ao pó hás de voltar” (Gn 3,19), e o chamado à penitência e à conversão, quando o sacerdote ou ministro traça sobre a fronte do católico o sinal da cruz, dizendo: “Converte-te e crede no Evangelho!”.
“É um tempo de tristeza, mas também de alegria porque é a preparação para a Páscoa e a ressureição de Cristo. Na quaresma vamos fazer penitência, estudar, e orar muito”, afirma o vigário paroquial, Carlos Wecki.
O período de quarenta dias que antecede a celebração da Páscoa de Cristo também é o tempo em que a Igreja no Brasil convida à reflexão de um tema específico, através da Campanha da Fraternidade. Neste ano, a CF tem por tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).