O mês de fevereiro, na Diocese de Criciúma, será marcado pelas missas com rito de posse dos novos párocos nomeados por Dom Jacinto Inacio Flach para o ano de 2017. As transferências foram anunciadas no dia 1º de dezembro de 2016 e, agora, após um período reservado ao descanso e com a retomada, com maior intensidade, das atividades pastorais, os presbíteros são apresentados às paróquias e enviados em sua nova missão.
No próximo dia 11 de fevereiro, às 19h, a Paróquia São Roque, em Morro da Fumaça, acolhe o vigário paroquial padre Carlos Wecki. “Ele vai auxiliar o pároco padre Itamar Mazzuco nas visitas e missas. Será a primeira vez que a Paróquia São Roque terá um vigário”, explica Márcia Marques Frasson, secretária paroquial.
Pároco e Vigário Paroquial
O Vigário Paroquial possui obrigação canônica de cooperar com o pároco na solicitude pastoral da paróquia. Ele também possui o mesmo grau da ordem (serem irmãos no ministério presbiteral), que o pároco. A diferença é que o pároco responde juridicamente pela paróquia e por isso pesa sobre ele uma responsabilidade maior, sobretudo quanto à administração dos bens e a prestação de contas. Porém, pastoralmente tanto o pároco como o vigário paroquial partilham da mesma responsabilidade.