Geral

Para facilitar migração para nota fiscal eletrônica, Agricultura fumacense implanta Espaço do Produtor

Para facilitar migração para nota fiscal eletrônica, Agricultura fumacense implanta Espaço do Produtor
Daiana Carvalho / PMMF

Local dispõe de computador e orientação para que o agricultor possa fazer o cadastro no site da Secretaria da Fazenda e em seguida usufruir do serviço.

Conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a nota fiscal eletrônica, que substitui o bloco de produtor físico, começa a se tornar realidade para os agricultores catarinenses. Em Morro da Fumaça, para facilitar o processo de migração para o formato digital, o Departamento de Agricultura implantou o Espaço do Produtor.

“É um ambiente preparado para orientar os agricultores e ao mesmo tempo auxiliar com a emissão das primeiras notas, as ferramentas do universo digital ainda não estão difundidas entre a maioria da população e muitos ainda não possuem computador. Ao chegar aqui ele tem um computador e um passo a passo impresso para que consiga fazer a migração. Caso precise de ajuda, nossa equipe auxilia com as dúvidas apresentadas”, esclarece a coordenadora do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral.

O jovem agricultor, Mateus Dagostin Sartor, foi um dos primeiros a utilizar o espaço e regularizar o cadastro junto a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (Sefaz). “Esse projeto para ajudar os produtores a fazer a nota fiscal eletrônica é muito interessante, porque a maioria dos produtores rurais não têm esse conhecimento, eles já tinham certa dificuldade para emitir a nota escrita. Esse recurso vai ajudar as pessoas, eu mesmo não sabia como fazer, esse suporte vai ser muito importante para conseguir efetuar as notas fiscais de uma forma eficiente”, relata.

Para fazer a migração para a nota fiscal eletrônica, o agricultor precisa fazer uma inscrição prévia no site: www.sef.sc.gov.br, através do qual vai informar os dados cadastrais existentes no bloco físico e um endereço de e-mail. Em resposta ao envio dos dados, o produtor vai receber uma mensagem, no e-mail informado, para a criação de uma senha, que será utilizada para as emissões de notas a partir daquele momento. “É importante destacar que esse login é o que garante o acesso ao portal, então o produtor deve registrar esses dados para evitar esquecimento. Aqueles que estão fazendo o cadastro aqui no setor, já saem com o cartão de produtor no qual anotamos esses dados”, explica Patrícia.

A implantação da nota digital tem como um dos principais objetivos padronizar a circulação de documentos entre os estados. Com a mudança, almeja-se reduzir a impressão de documentos e o volume de lançamentos. “É válido destacar que depois de feito o cadastro, o produtor vai usufruir de mais praticidade, tendo em vista que as notas podem ser emitidas em qualquer lugar por meio de um aparelho conectado a internet e não vai mais precisar voltar aqui para dar baixa na nota de compra. Com a nota eletrônica o sistema passa a ser integrado e ele vai realizar somente a nota de venda”, destaca a coordenadora do Departamento de Agricultura.

O Espaço do Produtor fica localizado junto ao Departamento de Agricultura, situado na Sede Administrativa II de Morro da Fumaça, no segundo andar do Edifício San Valentin. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas através do contato (48) 3434 2316.

Topo