Geral

O papel essencial do Cantinho do Amor na vida de gestantes em Morro da Fumaça

O papel essencial do Cantinho do Amor na vida de gestantes em Morro da Fumaça
Gabriela Recco

A solidariedade através do voluntariado vem ajudando famílias ao longo de 32 anos.

A Associação Cantinho do Amor, em Morro da Fumaça, tem se destacado nas ações que visam apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente, para as gestantes que estão à espera de um novo membro. Uma das iniciativas mais impactantes é a doação de enxovais para bebês, que representa não apenas um gesto de carinho, mas também um alicerce para o início de uma nova vida.

Ao longo de 32 anos, a entidade vem se tornando referência na região, sendo reconhecida pelo seu trabalho voluntário. A doação de enxovais, que inclui itens produzidos de forma artesanal como casaquinho e sapatinho de tricô, conjunto de moletom, fraldas, toalhas de banho, toalhinha de boca, é fundamental para muitas famílias que não têm condições de arcar com os custos desses itens essenciais.

A gestante também recebe edredom, toalha de banho e agasalho. De acordo com a presidente da associação, Marilei Casagrande, cada enxoval doado é uma demonstração de amor e cuidado. “Tudo é confeccionado com maior zelo, sempre pensando nos recém-nascidos para que sejam bem acolhidos. E a maior parte dos itens é feito a mão pelas voluntárias”, explica.

Além do aspecto prático, essa ação também promove a conscientização sobre a importância da solidariedade na comunidade. A entidade recebe doações de materiais e recursos financeiros de diferentes pessoas e instituições, o que tem permitido que o trabalho da entidade se mantenha e cresça. Ao envolver voluntários e doadores, o Cantinho do Amor cria um ambiente de apoio mútuo, onde todos podem contribuir para um objetivo comum: o bem-estar das crianças.

Dignidade e respeito

Depoimentos emocionantes de mães que receberam os enxovais destacam o impacto positivo que essa ação teve em suas vidas, proporcionando não apenas itens materiais, mas, também, esperança e dignidade. Além dos materiais, as gestantes ainda participam de palestras orientativas sempre com profissionais ligados a área da saúde.

Juliani Pinto Nunes, moradora do bairro Esperança, está na terceira gestação e sempre contou com o apoio do Cantinho do Amor. “Meu primeiro filho tem 14 anos, o segundo 12 e agora vem mais um. É um trabalho muito importante, ajuda muito. O enxoval é feito com muito capricho, carinho e amor, tudo bem confeccionado”, destaca.

Na terceira gestação, Jéssica da Silva José, moradora da Linha Serafin, reforça a importância da entidade há 18 anos. “Eu já ganhei enxoval do meu primeiro filho, que hoje está com 18 anos de idade, da segunda filha que hoje está com 12 anos, e agora outra menina. Ainda tenho o edredom guardado deles. Esse trabalho do Cantinho é muito importante para ajudar a gente que não tem condições de comprar todo o enxoval”, agradece Jéssica.

Topo