Meio Ambiente

Palma Sul é referência no setor de embalagens sustentáveis injetadas

Palma Sul é referência no setor de embalagens sustentáveis injetadas
GABRIELA RECCO

Desde a sua fundação em 2013, a Palma Sul Embalagens, de Morro da Fumaça, busca atender uma demanda específica do mercado na fabricação de baldes plásticos produzidos com resina 100% oriunda de materiais reutilizados. A empresa tornou-se referência no setor de embalagens sustentáveis injetadas através da inovação tecnológica. Também é destaque pela baixa emissão de carbono na fabricação dos produtos.

“Somos a primeira empresa de baldes plásticos a receber o Selo Verde, pelas iniciativas sustentáveis, visto que reinserir na cadeia produtiva matérias-primas já utilizadas, ou seja, resinas recicladas, resultam em impactos ambientais quase 50% inferiores àqueles provocados por resinas virgens. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente”, destaca o proprietário Antônio Augusto de Assis Batista.

O reconhecimento do Selo Verde foi concedido pela Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), ainda em 2022. O objetivo final da sustentabilidade ambiental é garantir que se possa continuar a prosperar como sociedade sem esgotar os recursos naturais essenciais para nossa sobrevivência e bem-estar. Toda a manutenção do ecossistema da Palma Sul é feita de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas na produção que sejam realistas e não onerem a produção.

“Na empresa, sustentabilidade não é apenas uma palavra moderna. Ser sustentável é utilizar matérias-primas recicláveis e de origem reciclada, dispor de processos produtivos e de controles que garantem a mitigação dos danos ao meio ambiente. Você garante ao seu produto embalagens bonitas, modernas e resistentes, com o valor de sustentabilidade agregado para sua marca”, acrescenta Batista.

O serviço de reciclagem de plásticos é de grande importância para o meio ambiente. Além de evitar que estes materiais se percam em aterros sanitários e contaminem rios, lagos e matas, reciclar de forma correta significa economizar energia, se comparada ao processo primário de criação do plástico.

“Na Palma Sul este material é a origem dos nossos produtos, que agrega ao produto do cliente o conceito de ser sustentável e responsável, sem com isso aumentar os custos de produção e embalagem. Produzimos com este material uma linha completa de baldes industriais, que garantem excelente resistência a impactos e empilhamentos”, pontua o proprietário.

“Os produtos são submetidos a rígidos controles durante todo o processo de fabricação e mantém controles, inclusive mecânicos, que garantem a resistência das embalagens, em conformidade com Normas Técnicas”, finaliza.

Topo