Gabriela Recco
Logo cedinho, nas primeiras horas da manhã, Dona Eroteia de Jesus da Silva, a Dora, como é conhecida, já está nas ruas de Morro da Fumaça equipada com sua vassoura, carrinho e muita disposição. Aos 62 anos de idade, ela é a responsável pela limpeza das ruas na área central do município onde com, muito cuidado, vai recolhendo o lixo, varrendo folhas secas e limpando as calçadas.
A rotina da Dora começa às 6h45 da manhã. “Antes de sair para o trabalho agradeço a Deus pela noite que tive e pelo dia que começa. Tomo meu café e já na porta de casa começo a limpeza na praça que fica na frente. Depois vou seguindo o caminho”, conta.
O trabalho da Dora é fundamental para manter a cidade limpa e organizada, e sua dedicação é admirável, sendo muito querida pela comunidade que reconhece sua importância e valoriza seu esforço. “O que mais me chama a atenção é o povo amado. Eles me respeitam, porque eu os respeito também. Se você souber levar a pessoa, vão te respeitar, mas se você der pedrada, vai levar mais pedrada ainda”, conta ela.
Funcionária de uma empresa terceirizada pelo Governo Municipal, Dora percorre a Rua 20 de maio e ruas arredores, além das praças Vereador Fernando Zanatta, Prefeito Auzílio Frasson e do Ginásio de Esportes Jorge Silva. “Eu gosto de ver a cidade limpa e receber o carinho das pessoas. Fico muito feliz quando reconhecem o meu trabalho e cuidam da limpeza nas ruas. Não sou de brigar com ninguém, eu gosto de conversar, de explicar para não jogar o lixo no chão”, acrescenta.
“As pessoas estão colaborando com a limpeza. De vez em quando alguém joga lixo no chão, mas é bem pouco. Meu pai sempre me ensinou que a louça suja a noite não presta, que terreiro sujo a casa está suja”, relembra.
A profissional reconhece que é preciso manter a cidade limpa e faça chuva ou faça sol, está pronta para o trabalho. “Eu tenho amor na minha profissão. Eu me dedico muito porque aqui é o nosso cartão-postal. É tão bom ver tudo limpinho”.
Símbolo de honestidade
Como percorre muitas ruas da cidade, Dona Dora já passou por situações que confirmaram sua honestidade e compaixão ao próximo. “Já encontrei uma bolsa com R$ 110 no meio de uma limpeza. Um tempo depois a dona do dinheiro me procurou e perguntou se eu não tinha encontrado e falei a verdade, e entreguei. Ela ficou tão feliz. A gente precisa ser ético na vida”, pontua.
Reconhecimento
Sempre com um sorriso no rosto, Dora cumpre suas tarefas com muita eficiência. Sua dedicação e comprometimento são inspiradores para todos que a conhecem. “Desde o início vimos o capricho da Dora e solicitamos a empresa que ela ficasse responsável pela limpeza no centro da cidade. Além de ser muito caprichosa ela sabe lidar com o público. Ela é um exemplo de profissionalismo. Só temos elogios para a dona Dora”, pontua o coordenador do Demutran, Willian Bruning.