DAIANA CARVALHO / PMMF
Prêmio avalia e reconhece a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas públicas das redes estadual e municipal.
Em evento regional, realizado no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), nesta terça-feira, 31, alunos da rede pública de ensino estiveram reunidos para celebrar a educação e receber as medalhas do Prêmio Acic de Matemática (PAM). Na lista dos agraciados, Morro da Fumaça esteve presente nas três categorias do prêmio e subiu ao palco oito vezes.
“É uma honra reconhecer o notável desempenho dos nossos estudantes. Quando firmamos a adesão de nossa participação junto à ACIC, procuramos conhecer a dinâmica dessa competição e estávamos confiantes de que teríamos estudantes com grande chance de destaque no prêmio. Parabenizamos todos os estudantes participantes, bem como os finalistas por essa conquista notável e por representarem tão bem nosso município. Além disso, reconhecemos e agradecemos o empenho da coordenação pedagógica, bem como a motivação dos familiares desses estudantes e da equipe escolar também envolvida“, pontua o secretário de Educação, Marcos Silveira.
O prêmio selecionou 163 estudantes do quinto ao nono ano da rede pública de ensino da região Carbonífera, que receberam medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar. Ao todo, foram entregues 33 medalhas de ouro, 70 de prata e 60 de bronze.
“A educação é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Este prêmio é uma excelente iniciativa proposta pela Acic, tendo em vista que através dele conseguimos avaliar a rede pública de ensino e, ao mesmo tempo, estimular a aprendizagem dos alunos que veem, por meio do prêmio, a oportunidade de se destacar. Nossos alunos estão de parabéns”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Guollo, que marcou presença no evento, representando o Governo Municipal de Morro da Fumaça.
“Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos alunos e também de todo o time de educadores do município. Promover a aprendizagem é uma via de mão dupla. O desempenho apresentado pelos oito premiados evidencia que estamos no caminho certo. Com dedicação e empenho, através da educação, podemos transformar a realidade à nossa volta”, complementa o prefeito, Noi Coral.
Os medalhistas ouro também receberam certificado de excelência estudantil e os alunos premiados com prata e bronze, certificado de honra ao mérito. Alan Rocha, medalhista de ouro, foi o fumacense com melhor desempenho no prêmio e recebeu o reconhecimento Aluno Destaque.
“Eu não conhecia o prêmio, foi apresentado neste ano, fiz a primeira etapa e só depois que fui pesquisar mais sobre. Hoje, observo que a matemática tem me ajudado bastante, nem eu mesmo sabia que me dou bem com essa área. Não esperava, levei um susto quando vi que tinha tirado ouro, é muito gratificante”, comemora.
Nesta edição, a premiação envolveu estudantes do quinto ao nono ano de escolas municipais e estaduais da região. Onze municípios da Região Carbonífera participaram da premiação – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Orleans, Treviso e Urussanga – o equivalente a 122 unidades escolares e 18.742 alunos inscritos.
O prêmio
As avaliações do Prêmio Acic de Matemática ocorrem em duas etapas, sendo que os alunos que superaram a nota mínima na primeira etapa (prova de múltipla escolha) seguem para a segunda etapa (avaliação discursiva).
As provas são elaboradas e corrigidas pela Instituição Técnica Conveniada, formada por professores especialistas na área de Matemática, vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
O projeto conta com a importante parceria da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e das secretarias municipais de Educação das cidades envolvidas no projeto.
Confira a relação dos agraciados:
Medalha de Bronze
- Lucas Fernandes Rosa (EEFM Biázio Maragno)
- Leonardo Feliciano de Souza (EEBM Olívio Recco)
- Isadora Medeiros Luiz (EEBM Olívio Recco)
- Gabrielli Campos Alano (EEBM Vicente Guollo)
Medalha de Prata
- Caio de Freitas Felicio (EEFM Biázio Maragno)
- Kauã Sartor Laurindo (EEBM Olívio Recco)
- Fabio Silveira Junior (EEB Vitório Búrigo)
Medalha de Ouro
- Ivan Duarte (EEBM Olívio Recco)
- Alan Bortolon da Rocha Porto (EEBM Olívio Recco)