Assessoria de Imprensa Unesc
Palestra sobre Tecnologias Digitais e a Educação Contemporânea fez parte do evento de comemoração.
A primeira década de atuação da Unesc no cenário da Educação a Distância (EAD) foi celebrada na noite desta terça-feira (29/8). Em um encontro com conhecimento compartilhado, como não poderia deixar de ser, somado a homenagens, reconhecimentos e olhares voltados ao futuro, o projeto Unesc Virtual teve a marca de dez anos de atuação comemorada à altura da sua importância institucional.
Os precursores do projeto receberam homenagens e agradecimentos especiais pelo trabalho desempenhado para que esta comemoração fosse possível. Em nome de todos os envolvidos, as professoras Elisa Netto Zanette, Graziela Fátima Giacomazzo, Elenice Padoim Engel e Michele Domingos Schneider receberam placas de homenagens pelas respectivas participações fundamentais na trajetória do Ensino a Distância da Universidade. Da mesma forma, recebeu o carinho, a atual diretora de Educação a Distância, Almerinda Bianca Bez Batti, representando todas as pessoas envolvidas nos cursos que levam a excelência da Unesc Virtual aos acadêmicos.
Ainda no cerimonial foram lembrados os coordenadores de curso, professores e colaboradores técnico-administrativos do setor, recebendo os aplausos de todo o público presente.
O trabalho desenvolvido a muitas mãos ao longo de toda essa década e até mesmo antes disso, quando as primeiras conversas sobre o Ensino a Distância foram iniciadas, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, resultam hoje em um projeto consolidado, maduro e de cada vez mais excelência.
“Ao longo desses anos qualificamos nosso processo de forma muito significativa e posso dizer, como quem avalia isso de perto, que ele é altamente eficiente. Temos uma arquitetura pedagógica pensada nos detalhes, com suporte constante, os melhores materiais e professores e, logo, resultados incríveis. Hoje somos apenas gratidão por quem acreditou nessa ideia lá atrás e todos aqueles que até hoje fazem parte desta trajetória”, pontuou Luciane.
Comemorar a primeira de muitas décadas de sucesso da Unesc Virtual, para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é celebrar os esforços valiosos daqueles que trabalharam nesse processo e dos alunos que fazem parte desta história de excelência. “Esse é um projeto que demonstra nosso compromisso, enquanto Universidade Comunitária, de expandir horizontes e levar o conhecimento a ainda mais pessoas. Os desafios e as necessidades da sociedade exigem novas propostas pedagógicas as quais a Unesc Virtual evolui a cada dia e certamente seguirá evoluindo para formar grandes profissionais ao mundo do trabalho”, acrescentou Graziela.
A qualidade dos serviços prestados por meio do modelo diferenciado de educação, de acordo com a diretora de Ensino a Distância da Unesc, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, se comprova com os recentes resultados alcançados nas avaliações do Ministério da Educação.
“Este é um projeto que leva a mesma excelência e a qualidade da marca Unesc. Prova disso é a nota máxima obtida pelo MEC nos cursos que passaram recentemente pelo reconhecimento. Nosso portfólio de oito cursos híbridos e 19 totalmente a distância atende as demandas do mundo do trabalho, tanto com cursos já tradicionais quanto com opções que são tendências do presente e do futuro. Cada qual da sua forma, entregam uma verdadeira experiência ao aluno”, garante.
Em nome de todos os acadêmicos, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gabriela Minhos, agradeceu o empenho da Universidade ao longo da última década. “É uma grande alegria estar aqui celebrando os dez anos que a Unesc entrega educação de qualidade por meio do modelo EAD, que oportuniza que ainda mais pessoas tenham acesso à singularidade que tem os cursos da Unesc”, agradeceu.
Perspectivas do passado e do futuro da educação
Sob ponto de vista do compartilhamento de conhecimento, a noite foi regada a inúmeras reflexões levantadas pelo palestrante Ronaldo Mota, diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação. O convidado que palestrou de forma virtual abordou a temática “ Tecnologias Digitais e a Educação Contemporânea”.
Com uma contextualização histórica, desde o descobrimento das estrelas, do sol, do domínio do fogo, a criação do papel, Ronaldo Mota embasou o conteúdo transmitido, fazendo paralelos de fatos históricos da humanidade com os fenômenos considerados atuais na educação.
“Paradoxalmente, a gente só vai entender educação contemporânea se recuarmos um pouco no passado, até porque não há nada mais antigo que a linguagem”, destacou.
O futuro da educação, conforme Ronaldo, não será voltado à cognição clássica, mas muito além disso. “Transcende a cognição. Vai além. O desafio é formar profissionais preparados para encarar quaisquer desafios que apareçam. Profissionais com habilidades metacognitivas, ou seja, preparados para refletir sobre as reflexões”, acrescentou Mota.
A palestra pode ser assistida de forma completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=NNEBcFCwdv4.