Gabriela Recco
Atualmente, muito se fala sobre a vida corrida do cotidiano e as tradições familiares são colocadas em segundo plano. A senhora Nelza Bortolatto Naspolini, aos 80 anos de idade, moradora do centro de Morro da Fumaça, escolheu justamente o Dia da Vovó, 26 de julho, para iniciar um costume que se tornou uma aguardada celebração anual: a Noite da Pizza com os netos. O encontro acontece religiosamente todos os anos, e é um momento de alegria, união e muitas histórias compartilhadas ao redor da mesa.
“Começou com um café a tarde. Foi em julho de 2020 quando eu ainda morava no apartamento. Convidei os meus sete netos e eles adoraram a ideia, lembro que me trouxeram um buquê de flores bem lindo. Foi uma tarde inesquecível”, recorda vó Nelza.
No ano seguinte, ela voltou a morar na sua casa, e aproveitando o espaço maior, mudou o tema dos encontros. “Resolvi fazer uma noite de pizza e eles tinham que dormir comigo. Alguns netos já são casados e tem suas famílias, mas essa noite era só nossa, eu e eles: Julio, Juana, Mauricio, Brener, Antonio, Renato e o Vitor. E assim já vamos para nosso quarto ano”, pontua.
O encontro acontece sempre numa sexta-feira próxima ao dia 26 de julho, quando todos os netos se reúnem na casa da avó. “O encontro deste ano aconteceu semana passada porque a minha neta já tinha um compromisso de trabalho. O Brener tem um motorhome e chegou buzinando e com música alta bem do jeitinho dele. Desceu com uma mala enorme mas não disse nada. Na hora de dormir, ele pegou essa mala colocou no meio da sala e tirou um pijama, um chinelo e uma necessaire. Caímos na risada, uma mala tão enorme para tão pouca coisa. Todo ano é aquela bagunça gostosa com meus netos”, brinca a vó.
Além das pizzas, outro prato saboroso que não pode faltar no encontro com os netos é a famosa torta de tomate feita pela vó Nelza. “Eu só faço essa torta duas vezes no ano, neste encontro e na noite de natal”, conta.
A noite com os netos é um momento de conexão e fortalecimento dos laços familiares. “Essas noites são muito especiais, é um momento muito gostoso ao lado deles. Temos a oportunidade de conversar, rir e compartilhar momentos importantes de nossas vidas. Nos focamos apenas em estar juntos. Enquanto eu estiver viva e com saúde, vou fazer sempre a noite dos netos”, enfatiza vó Nelza.
“Ser vó é ser mãe duas vezes, porque todos os netos quando nasceram eu cuidei os primeiros 40 dias, e mesmo depois de grande estou sempre amparando a todos”, finaliza a vó Nelza.