Muita cor, arte e diversão na primeira Oficina de Graffiti realizada no Centro de Educação Infantil Vanolda Espindola Pagnan, no sábado (26), em Morro da Fumaça. Com iniciativa da Associação Cultural e apoio da escola e da secretaria de Educação e Cultura, o artista grafiteiro Ricardo Bernardo Junior, conhecido como Herok, esteve na creche ensinando a técnica do grafismo.
Pela primeira vez no município trazendo o trabalho artístico em escola, Herok coloca que esse é um projeto que normalmente é pedido pelas escolas para trabalhar a arte urbana. “Alguns professores já trabalham, mas não com tanto foco e com um grafiteiro fica mais legal. É importante mostrar para os alunos e o público em geral a diferença do grafite para a pichação. Estas oficinas também são uma forma de embelezar a escola”, explica Herok.
A Associação Cultural e a idealizadora do projeto, Andréa da Silva, não escondem a alegria da realização desta ação. “Estou muito feliz em proporcionar um momento como este para o público e, principalmente, para as crianças. É o contato direto com a energia do grafismo, mostrando a arte como multicultura. Gostaríamos muito de poder trazer mais vezes este trabalho para nossa cidade”, destaca Andréa.
Antes de mostrarem toda a sua criatividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor essa arte urbana através dos conceitos e das técnicas de pintura com Herok.
“Eu pintei a letra S”, conta o pequeno Davi da Silva Guollo, 8 anos. A mesma alegria compartilha Lorenzo Goulart Pereira de Souza, 8 anos. “Eu fiz as estrelinhas”. Para os pequenos que ajudaram a colorir a escola, foi uma tarde diferente e repleta de criatividade.
“Apoiei a ideia porque queria deixar a escola mais bonita, com uma decoração mais infantil, além claro, de incentivar a arte para os alunos. Mostrar para eles a diferença entre grafismo e pichação. E os desenhos do Herok são maravilhosos”, acentua a diretora do CEI, Maria Delânia Búrigo.
“É um tipo de arte diferente que temos em nossa cidade. O CEI ficou mais alegre, divertido e cheio de cores”, pontua a Secretária de Educação, Marcia Warmling.