A frente fria que chegou a região traz uma preocupação a mais também com os animais. Nesse período os cães têm maior chance de contrair a gripe canina, doença bastante comum e também conhecida como tosse dos canis. As principais queixas dos proprietários são falta de apetite, apatia e muitos episódios de tosse, confundidos geralmente com engasgos.
Em Morro da Fumaça, a Pet Point Animal oferece uma vacina preventiva contra a gripe. No entanto, de acordo com a veterinária Mônica Pavei, ela deveria ser aplicada depois do protocolo obrigatório, que inclui as principais vacinas recebidas pelo animal 45 dias depois que nasce.
“A vacina previne contra a gripe. Depois da primeira dose é preciso fazer um reforço 21 dias. Depois é só acompanhar com o reforço anualmente. Mas é importante destacar que a vacina só pode ser feita em animais que não estão gripados, por isso a necessidade da avaliação de um veterinário”, destaca Mônica.
A vacina da gripe canina tem um custo de aproximadamente R$ 60. “A doença não é tão grave, mas é muito comum devido a alta taxa de passagem, pois é muito infecciosa. O custo de prevenção é muito menor do que se for tratar o animal doente. Diante desse fator a procura pela vacina tem crescido nos últimos anos”, coloca a veterinária.
Ela explica que a doença é exclusiva de cães e casos mais graves quando não são tratados pode trazer riscos para a saúde dos cães. “A conscientização das pessoas vem aumentando, fruto da melhor disseminação da informação. As orientações veterinárias estão melhores, destacando a importância do protocolo correto desde o nascimento do animal”, finaliza.